Capa da edição
O Vento Assobiando nas Gruas, entrevista com Jeanne Waltz
O Vento Assobiando nas Gruas, adaptação do romance homónimo de Lídia Jorge, publicado em 2002, conhece agora a sua versão cinematográfica, numa adaptação da luso-suíça Jeanne Waltz. Uma história de luta de classes num Algarve gentrificado, a lidar com as cinzas do 25 de Abril
Poesia e estranheza
Os dois livros aqui considerados – Não Desfazendo, de Rita Taborda Duarte, Habeas Corpus, de José Rui Teixeira -, justificam que se fale em estranheza, e ainda bem
Redescobrir Augusto Cabrita
Duas exposições, Um Olhar Inédito, no auditório do Barreiro, e O Olhar Encantado, na Biblioteca de Marvila, e uma homenagem na Cinemateca nos dias 5, 6 e 7 de março, são oportunidade para redescobrir o fotógrafo, cineasta, repórter e realizador de televisão Augusto Cabrita e o seu poderoso olhar sobre a realidade e muitas figuras das artes e da cultura. Porque a celebração do seu centenário de nascimento pretende ser “um prelúdio e não um epílogo”, como adianta ao JL o neto e curador Augusto António Cabrita
J. L. Barreto Guimarães, Poesia para médicos
Desde há três anos que o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar inclui no seu currículo a disciplina de Poesia. O seu regente é o poeta e médico João Luís Barreto Guimarães e as suas aulas foram recentemente notícia no Guardian. O JL quis saber mais.
Rotas da Seda: Para Além da Miragem
Contrariamente à crença popular, não existem registos históricos que mencionem explicitamente uma “Rota da Seda”, e atualmente são poucos os arqueólogos e historiadores que defendem o conceito na sua forma idealizada. Na verdade, a terminologia foi criada por académicos-aventureiros nos finais do século XIX e inícios do século XX
O ano de Kant
[Em Bona] pode ver-se uma exposição articulada em torno das três questões que Kant enunciou na Crítica da Razão Pura: ‘Que podemos saber? Que devemos fazer? Que nos é lícito esperar?’. Elas condensam-se na grande questão, sempre em aberto: ‘Que é o homem?’
A nova catástrofe europeia
O juízo de Eduardo Lourenço sobre os EUA foi-se tornando cada vez mais severo à medida que a sua militarização e o seu intervencionismo foram caracterizando a sua política externa
Crónicas
Letras
Juan Vicente Piqueras, Caçador de instantes
O tom é elegíaco e melancólico, por vezes triste e sombrio, mas na justa medida em que, por contraste, também se afirma lúdico, divertido e alegre. Em O Quarto Vazio, o poeta espanhol Juan Vicente Piqueras assinala a fugacidade da condição humana e algumas perdas recentes, apenas para celebrar o milagre de estar vivo e as oportunidades que se abrem a todo o momento. Assume-se, por isso, como um “caçador de instantes” e das pequenas surpresas do dia-a-dia.
O Memorial da Revolução de Hugo Gonçalves
Em Revolução, um leque extensíssimo de sentimentos e emoções humanas são encarnadas nas múltiplas personagens
O caso entre Eça e o Parlamento, e viceversa
O Supremo Tribunal Administrativo decidiu, por unanimidade, a 25 de janeiro, recusar provimento ao recurso de seis dos 21 bisnetos de Eça de Queirós que pretendiam impedir a ida do corpo do escritor (que esteve marcada para 23 de setembro último) para o Panteão Nacional – homenagem decidida, também por unanimidade, pela Assembleia da República. Assim se encerrou um processo desencadeado pela atitude daqueles bisnetos (minoritários…), esperando-se agora a marcação de nova data para a cerimónia. Neste texto, o autor, presidente da Assembleia da República – ex ministro da Educação, da Cultura, da Defesa e dos Negócios Estrangeiros, sociólogo, prof. catedrático da Fac. de Economia da Un. do Porto – escreve sobre o “caso” e, mais, sobre o enorme romancista
Amigo Carmelo
Nas páginas deste seu romance, não consigo deixar de ler o quanto tudo o que nos rodeia é passageiro”
Artes
Luís Villas-Boas, jazz e tudo
Dois centenários num espetáculo, Tudo Isto É Jazz!, a 9, no Centro Cultural de Belém, que celebra os cem anos de Luís Villas-Boas e do primeiro concerto de jazz em Portugal. Com conceção de João Moreira dos Santos, que irá lançar um livro com entrevistas do fundador do Hot Clube de Portugal (HCP), cruza música e teatro, e vai ter em palco o ator João Lagarto, a Orquestra do Hot com direção de Pedro Moreira, e músicos como António Barros Veloso, Jorge Costa Pinto, Maria João, Ricardo Toscano, Rita Maria, Rão Kyao, Laurent Filipe ou Zé Eduardo
Serralves abre nova Ala Álvaro Siza no sábado com duas exposições
As árvores do parque de Serralves “quase fizeram o favor de desenhar o projeto” da nova Ala Álvaro Siza, afirmou hoje o arquiteto que lhe dá nome, na apresentação do novo espaço do Museu de Serralves, a abrir sábado
Todas as “Flores de Música”
O original das Flores de Música, de Manuel Rodrigues Coelho, soma 400 anos e mais de 500 páginas de composições para harpa e instrumentos de tecla, como órgão, virginal, cravo e clavicórdio. É a mais antiga partitura instrumental impressa em Portugal e uma das mais extensas obras musicais publicadas no século XVII.
Sérgio Godinho: A multiplicação das canções
É mais do que uma coletânea e menos do que um novo álbum de originais. Chega às lojas um triplo CD de Sérgio Godinho, com uma coletânea de estúdio, um álbum ao vivo e outro de parcerias e raridades. Um pretexto para voltar a ouvir um dos maiores da música portuguesa
Centro de Arte Moderna da Gulbenkian remodelado abre ao público a 20 de setembro
O Centro de Arte Moderna da Fundação Gulbenkian, em Lisboa, abre ao público a 20 de setembro, com várias exposições e um programa de artes performativas, após uma remodelação da autoria do arquiteto japonês Kengo Kuma, foi hoje anunciado
“One Love”: Um retrato muito limpinho de Bob Marley
“Bob Marley: One Love”, nas salas de cinema, é o primeiro grande filme biográfico da maior lenda do reggae. Mas fica aquém do que Marley merecia
Ideias
A política de ambiente antes da revolução de Abril
Para além dos horizontes legal e administrativo, o contributo das ciências convergiu na produção dos primeiros relatórios sobre o estado do ambiente. Portugal não passou incólume a este padrão genético
Preso por um fio dental
Quando descrevo a minha casa de forma concisa, objetiva e despersonalizada, não estou a descrever algumas das suas dimensões: estou a descrever uma casa, mas não estou a descrever um lar