Muito pinho terá sido gasto para fazer os personagens desta animação em stop motion, em que, ao contrário do que é habitual, não interessa que pareça real. Foram usadas marionetas de várias dimensões, consoante as proporções necessárias. Por exemplo, para uma cabeça de Pinóquio do tamanho de um tronco humano há um Grilo Falante menor do que um dedo.
Talvez seja por ter sido criado pela avó que Guillermo del Toro, 58 anos, é um apaixonado pelo conto infantil e intemporal de Carlo Collodi, de 1883, em que o boneco de madeira fala e vive de forma humana. Depois da estreia nas salas de cinema, a sua versão de Pinóquio chega agora à Netflix.
Distante da estética colorida, arredondada e bem-comportada do clássico da Disney de 1940, o cineasta mexicano, que escreveu este argumento com Patrick McHale, escolheu uma fantasia muito visual, sem ser assustadora. Uma obra bem diferente de O Labirinto do Fauno (2006) ou A Forma da Água (2017), vencedor dos Oscars de Melhor Filme e de Melhor Realizador, longas que o popularizaram nos EUA e na Europa.
“Queria que este filme tivesse a expressividade e a natureza material de uma animação feita à mão”, diz Guillermo del Toro na media internacional. E conseguiu-o com um verdadeiro trabalho de artesanato, feito de escultura, pintura e entalhe, mas com a sofisticação do movimento, filmado quadro a quadro.
São vários os momentos musicais, também idealizados pelo realizador, na banda sonora de Alexandre Desplat, que aliviam alguma tensão na narrativa. Pinóquio (voz de Gregory Mann) é esculpido a dor e desespero por um Gepeto (voz de David Bradley) barbudo, ternurento, que chora a morte de um filho pequeno de carne e osso. É a voz do narrador (Ewan McGregor), Sebastian J. Cricket, o Grilo Falante em português, a guiar o espectador pela história. Na Itália fascista de Mussolini, os anos da II Guerra Mundial alavancam esta fábula sobre pais e filhos imperfeitos, perda, amor e medo do desconhecido, sem efeitos especiais.
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Pinóquio de Guillermo del Toro > Estreia 9 dez, sex > 117 min