1. Festival Podes, Chiado
A quarta edição do festival Podes decorre neste sábado, 12, ao longo de todo o dia em vários locais do Chiado. A programação inclui podcasts ao vivo, workshops e painéis temáticos, de acesso gratuito.
O festival começa às 11h com uma sessão do programa Era Uma Vez Duas Pessoas, com Hugo Van der Ding e Martim Sousa Tavares, na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. À mesma hora, no Fórum FNAC Chiado, há um workshop sobre “10 passos para criar um podcast” e o Estúdio Arquivo, no Bairro Alto, abre-se para uma visita livre a um estúdio de gravação áudio.
À tarde, às 14h30, pode assistir em direto ao podcast O Brinco do Baptista, com Aires Gouveia, João Tibério e Sérgio Engrácia, no Fórum FNAC Chiado; Dar Voz a EsQrever, com Pedro Carreira e Nuno Miguel Gonçalves, na Fabrica Features Lisboa; e, na Galeria Sá da Costa, junta-se um painel para falar sobre o estado dos podcasts em Portugal. Logo a seguir, às 16h, no mesmo local, Paula Cosme Pinto e Patrícia Reis recebem Inês Meneses para fazerem um episódio ao vivo de Um Género de Conversa. A noite está reservada para a entrega dos Prémios Podes, que destacam os melhores podcasts do último ano, no Instituto Superior de Engenharia e Gestão. Programa completo no site do festival.
2. O Sopro do Diabo, documentário produzido por Leonardo DiCaprio, nos cinemas

From Devil’s Breath (O Sopro do Diabo, em português) é uma curta-metragem documental de 40 minutos que conta a história de sobreviventes do grande incêndio de Pedrógão Grande, no verão de 2017, que vitimou 66 pessoas. O documentário, de Orlando Von Einsiedel, será exibido até domingo, 13, nos cinemas NOS em Lisboa, Loulé, Viseu, Funchal, Aveiro, Braga, Matosinhos e Coimbra.
As gravações decorreram no início de 2020 e retratam a história de Nádia Piazza, que perdeu o filho e que foi presidente da Associação das Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande, de Vítor Neves, um dos feridos graves, do bombeiro Sérgio Lourenço e de Sofia Carmo, dinamizadora de projetos de reflorestação na área afetada. A história dos sobreviventes e daquilo que aconteceu em Pedrógão Grande é cruzada com o trabalho e perspetiva do ecologista inglês Thomas Crowther, com trabalho na restauração de ecossistemas, que também esteve na região.
A equipa de produção e coprodução do filme reuniu várias pessoas, entre as quais o ator Leonardo DiCaprio e os jornalistas Tiago Carrasco e Catarina Fernandes Martins. Os bilhetes têm um custo de cinco euros e parte da receita será doada a um projeto de reflorestação a selecionar pela Casa do Impacto, um hub de inovação promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
3. Obicà Mozzarella Bar, Pizza e Cucina

Os apreciadores da gastronomia italiana – e dos queijos em particular – encontram aqui o paraíso. A mozzarella di bufala campana DOP e a burrata pugliese affumicata são algumas iguarias à prova no novo restaurante Obicà Mozzarella Bar, Pizza e Cucina que, depois do Porto, chega a Lisboa, à Rua da Escola Politécnica. Na ementa, há ainda tábuas de degustação, pizzas e diferentes tipos de massas, entre outras sugestões preparadas com produtos certificados italianos provenientes de Génova, Pádua, Florença, Puglia e Campânia. R. da Escola Politécnica, 90 > seg-qui e dom 12h30-16h30, 19h-23h, sex-sáb 12h30-16h30, 19h-00h30
4. Lisbon Art Weekend

Um roteiro pela arte contemporânea de Lisboa, eis a proposta do Lisbon Art Weekend que até domingo, 13, passa por 36 moradas, da Galeria Underdogs, dedicada à arte urbana, à histórica Galeria 111, no Campo Grande. O programa inclui exposições, visitas guiadas pelos artistas, conversas, performances e workshops, para crianças e adultos. Domingo é o último dia para aproveitar a visita guiada do Lisbon Art Weekend e assistir à conversa entre Carolina Trigueiros, curadora e diretora da recém-inaugurada galeria Jahn und Jahn, o Colectivo Faca, Isabel Cordovil e Vera Appleton, no Heden Rossio, às 12h, em torno do tema “Olhar para dentro para construir futuro”. Este ano, o roteiro estende-se também ao Barreiro. A entrada é livre. Programa completo aqui
5. Casa Brasil Bicentenário

Este fim de semana, todos os caminhos vão dar à Avenida da Liberdade. No número 12 da Avenida, perto dos Restauradores, está não só uma exposição temática alusiva aos 200 anos da Proclamação da Independência do Brasil, mas também uma mostra de empresas brasileiras de diversos sectores. A Casa Brasil Bicentenário, assim se chama a iniciativa, conta ainda com um programa cultural grátis que inclui música, dança e gastronomia.
Do programa, destaque para a Roda de Capoeira Grupo Abadá, neste sábado, 12, às 14h, seguido de um show cooking (com degustação) Brasil+Portugal, uma Mistura de Sabores, com os chefes de cozinha Tereza Paim (Salvador da Bahia) e Vítor Sobral (Lisboa), às 16 e 30. Pelas 18h, pode assistir a uma masterclass com Carlos Lima, do Instituto Brasileiro de Cachaça, e a participação do mixologista Rafael Agapito (repete no domingo, 13, às 16h30). O dia termina com uma Happy hour com show musical (requer inscrição). No domingo, 13, a música vai fazer-se ouvir pela voz de Carolina Masiso (18h) e de João Ventura (19h), seguindo-se uma Happy Hour com DJ. Av. da Liberdade, 12, Lisboa > 12-13 nov, sáb-dom 13h-22h > grátis > Programa completo aqui