A loja da Claus Porto abriu com o formato pop-up store, já que o edifício, de três andares, só ficará concluído na primavera
Lucília Monteiro
O cheirinho a sabonetes e águas-de-colónia chega quase lá fora, à Rua das Flores, onde acaba de abrir a loja da Claus Porto, na cidade que viu nascer esta marca que, em 2017, festeja 130 anos. As duas montras são as primeiras a atrair a atenção, muito por causa das intervenções da arquiteta e artista plástica Joana Astolfi que se mostra, pela primeira vez, no Porto, com uma chaminé de sabonetes por onde saem bolas de sabão feitas com vidro da Marinha Grande e um conjunto de origamis de Natal. Por agora, a loja funciona de maneira temporária, ocupando apenas metade dos 100 metros quadrados que terá, a partir da primavera, quando abrir todo o edifício de três andares, onde funcionou o Museu das Marionetas do Porto.
A loja, um projeto do arquiteto João Mendes Ribeiro, tal como a de Lisboa, apresenta, entre outras, as linhas de sabonetes, perfumes e velas da Deco Collection – Chypre, Favorito, Cerina, Voga, Banho e Deco – e os mais recentes cremes de mãos renovados pela perfumista britânica Lyn Harris, que tem estado a trabalhar com a Claus Porto. “Ela revisitou os aromas, respeitou os ingredientes e mudou as receitas”, conta Maria João Mendes, diretora de comunicação da Ach Brito. Sempre, garante, com a preocupação de “preservar a identidade da marca”. Tal como aconteceu com a linha de barbear da Musgo Real, cujas embalagens foram renovadas graficamente pelo designer Eduardo Aires, diretor atístico do White Studio. Ou com as embalagens de sabonetes da linha clássica redesenhadas pela diretora criativa Anne-Margreet Honing, a partir de desenhos pintados à mão.
A primeira loja de rua da marca de luxo da Ach Brito abriu em Lisboa, no verão passado, mas é a do Porto, garante Maria João Mendes, “que funcionará como casa principal”. É aqui que, nos dois pisos de cima, se viverá uma experiência cujo “fio condutor passará pelos cinco sentidos” em redor desta marca criada no século XIX pelos empresários Ferdinand Claus e George Schweder e que, em 2007, a apresentadora e empresária americana Oprah Winfrey mostrou ao mundo. O ano de 2017 será, pois, de festa e, entre muitas iniciativas que celebram os 130 anos da Claus Porto, será lançado um perfume com cheiro a Portugal, na sequência de um passeio que Lyn Harris fez pelos aromas do Douro ao Alentejo.
As montras da Claus Porto foram executadas pela arquiteta Joana Astolfi
Lucília Monteiro
Claus Porto > R. das Flores, 22, Porto > T. 91 429 0359 > seg-dom 10h-20h