25 pessoas, investigações e projetos extraordinários distinguidos nos Prémios Verdes VISÃO + AdP

Os 25 premiados nos Prémios Verdes VISÃO + AdP (Marcos Borga)

25 pessoas, investigações e projetos extraordinários distinguidos nos Prémios Verdes VISÃO + AdP

Foram ontem, Dia Mundial do Ambiente, conhecidos os vencedores dos Prémios Verdes VISÃO + Grupo Águas de Portugal, uma iniciativa com o Alto Patrocínio do Presidente da República. Estes prémios destinam-se a premiar as pessoas individuais, empresas e organizações que mais se destacam em Portugal na área do ambiente.

A cerimónia de entrega dos prémios decorreu na Fábrica da Água de Alcântara e contou com a abertura do Ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, e com uma intervenção de Carlos Moedas, Presidente da Câmara de Lisboa.

A iniciativa recebeu centena e meia de candidaturas para todas as 10 categorias em concurso, escolhidas pelo júri da iniciativa – composto por Filipe Duarte Santos, Viriato Soromenho Marques, Catarina Albuquerque, Sofia Santos, Pedro Matos Soares, José Furtado e Mafalda Anjos – que deliberou entregar 11 prémios e 14 menções honrosas.

Veja a fotogaleria com os laureados

Categoria PERSONALIDADE

1º Prémio ex aequo: Nuno Maulide

Aos 42 anos, Nuno Maulide é um cidadão do mundo. Licenciado em Química no Instituto Superior Técnico, com mestrado em França e doutoramento na Bélgica, trabalhou nos Estados Unidos da América e na Alemanha, antes de se fixar na Áustria, onde é professor e diretor do Instituto de Química Orgânica da Universidade de Viena. Ali foi eleito Cientista do Ano, em 2018. Em 2021 foi nomeado membro permanente da Academia de Ciências da Áustria, o que faz dele o mais novo membro permanente e o único estrangeiro fora dos países germanófonos a conseguir esse feito. Publicou um livro no ano passado para mostrar, de forma divertida, como a Química é uma ciência essencial para resolver problemas globais, como as mudanças climáticas e ecológicas, entre outros. Criou uma start-up em Portugal que se dedica à produção de um recurso valioso a partir da água de lavagem do tremoço.

Saiba mais aqui: Nuno Maulide, Prémio Verde Personalidade: “Ninguém será capaz de prever se precisaremos de um momento catastrófico para forçar o progresso”

1º Prémio ex aequo: Luísa Schmidt

Luísa Schmidt é socióloga especialista nas áreas da comunicação e do ambiente, doutorada pelo ISCTE jornalista, professora e investigadora principal do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Integrou o grupo de investigadores que criou e montou em 1996 o OBSERVA – Observatório de Ambiente, Território e Sociedade, escreveu 19 livros e recebeu mais de duas dezenas de prémios. É membro do CNADS, o Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e uma referência e inspiração para várias gerações nos temas ambientais, assinando no jornal Expresso a coluna “Qualidade Devida” há 32 anos.

Saiba mais aqui: Luísa Schmidt, Prémio Verde Personalidade: “Os media têm de vencer as estratégias de manipulação do ‘greenwashing’, que não pararam de ganhar sofisticação e força”

Menção honrosa: Raimundo Quintal

Fundador da Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal, coordena, desde 2001, o projeto de restauração da biodiversidade no maciço montanhoso do Pico do Areeiro da Ilha da Madeira. É autor de livros e de inúmeros artigos de fitogeografia, ecologia e educação ambiental, e autor e realizador de 84 documentários sobre património natural e cultural. Raimundo Quintal foi também o responsável científico do projeto de requalificação do Jardim Botânico José do Canto, em Ponta Delgada, Ilha de São Miguel.

Menção honrosa: Rodrigo Serra

O Rodrigo Serra é um dos principais responsáveis pelo sucesso da recuperação do lince-ibérico em Portugal e Espanha. Dirige o Centro Nacional de Reprodução do Lince-Ibérico desde o início do projeto, em 2009, quando restavam 94 animais em liberdade na Península Ibérica. Só no centro de Silves, nasceram mais de 100 animais, contribuindo decisivamente para o aumento de linces-ibéricos em Portugal e Espanha, o que levou a espécie a descer um degrau na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas, da União Internacional para a Conservação da Natureza, deixando de estar “criticamente em perigo”. Hoje, há mais de 1000 animais a viver na natureza, na Península.

Categoria: INSPIRAÇÃO

1º prémio: Paulo Magalhães, Fundador da Casa Comum da Humanidade

Paulo Magalhães é jurista, Doutorado em Ecologia-Humana, e pós-doutorado com trabalho sobre o estatuto jurídico do clima. Graças à sua investigação, a Lei de Bases do Clima de 2021 define como objetivo da diplomacia portuguesa o “reconhecimento pela ONU do Clima Estável como Património Comum da Humanidade”. A Casa Comum da Humanidade é única ONG portuguesa acreditada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, e foi uma das seis convidadas para o Fórum de Governação Global da ONU75.

Menção honrosa: Eunice Maia, Fundadora da Maria Granel

Eunice Maia fundou a Maria Granel, uma mercearia biológica 100% a granel e uma “low waste store” pioneira no sistema “Bring Your Own Container”, que se transformou numa verdadeira plataforma de consumo ecologicamente responsável e de redução do desperdício, que inspira mais de 77 mil seguidores no Instagram.   

Menção honrosa: Estrela Matilde, Fundadora da Fundação Príncipe

Estrela Matilde, bióloga de conservação, mudou-se em 2013 para  a Ilha do Príncipe. Esteve envolvida no início da Fundação Príncipe, uma organização com a missão de conservação da biodiversidade da Ilha, em integração com o desenvolvimento económico e social das comunidades locais. Perante a eminência de ver a Fundação fechar, quando o seu único financiador saiu do projeto, Estrela meteu mãos à obra  e conseguiu viabilizá-la e torná-la uma ONG independente de referência, com 15 doadores e uma equipa de 64 funcionários locais.

Categoria INVESTIGAÇÃO

1º prémio: Consórcio / Covidetect

Este projeto de investigação resulta de um consórcio pluridisciplinar da academia e da indústria que juntou a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, o Laboratório de Análises do Instituto Superior Técnico, a AdP VALOR, a Águas do Tejo Atlântico, a Águas do Norte e a SIMDOURO. Monitorizou a circulação do vírus SARS-CoV-2 nas águas residuais, nomeadamente nos efluentes de 3 hospitais de referência e em 5 ETAR localizadas nos grandes centros urbanos de Lisboa, Cascais, Gaia e Guimarães. O estudo Covidetect demonstrou que as águas residuais podem ser usadas para identificar precocemente surtos da Covid-19 e investigar a diversidade dos genomas do vírus que circulam numa comunidade, detetando a emergência de novas mutações e variantes, em complementaridade com a vigilância clínica.

Menção honrosa: Seena Sahadevan / Nanoplásticos

A Dr. Seena Sahadevan, cientista e investigadora no Centro de Ciências do Mar e do Ambiente da Universidade de Coimbra, liderou um projeto inovador para detetar os impactos causados por nanoplásticos – fragmentos ínfimos do tamanho de um vírus – numa espécie de fungos aquáticos e invertebrados, em concentrações ambientalmente relevantes. Nos últimos 5 anos, a sua atividade científica incidiu sobre este importante tema do efeito dos nanoplásticos em ecossistemas de água doce.

Menção honrosa: Lénia Mestrinho, em representação do Data Science Knowledge Center da Nova SBE 

Este projeto de investigação veio fazer luz sobre o fenómeno da “fuga à lota”, isto é, a primeira venda ilegal de pescado fora da lota, que se estima que possa atingir o valor de 5,75 milhões de euros anuais. O projeto do Data Science Knowledge Center da Nova SBE teve o apoio da ANP|WWF e da Docapesca, e contou ainda com representantes, no seu advisory board, da Autoridade Tributária, da Autoridade Nacional de Gestão das Pescas e do IPMA, entre outros.

Veja o video com a reportagem da cerimónia

Categoria AÇÃO

1º Prémio:  Alfredo Cunhal Sendim / Herdade Freixo do Meio

Alfredo Sendim criou, no Alentejo, um projeto economicamente robusto e socialmente justo, pioneiro em Portugal, totalmente orgânico desde 1997 e depois dedicado à agroecologia através do sistema “Montado”, onde se aposta na construção de comunidade em aprendizagem e experimentação continua como resposta aos desafios ambientais. Hoje a Herdade do Freixo do Meio produz mais de 200 produtos, oferecendo mais de 30 empregos e alimentando mais de 150 famílias da região, num modelo onde os consumidores participam e assumem responsabilidade em todo o processo.

Menção honrosa: SOS Quinta dos Ingleses

É um movimento apartidário que se constituiu em associação, para defender a preservação do espaço verde de 52 hectares da Quinta dos Ingleses, junto à Praia de Carcavelos, perante a ameaça de construção de um projeto de empreendimento de 850 apartamentos. A associação procura abrir o diálogo entre todas as entidades competentes, ou seja, Câmara Municipal de Cascais, governo e promotores.

Menção honrosa: CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental / Projeto Ocean Action

O projeto Ocean Action tem como objetivo aumentar o conhecimento sobre os princípios essenciais da literacia do oceano e o impacto da poluição no mar, em particular de plástico, bem como promover boas práticas aplicáveis à conservação dos ecossistemas marinhos. O CIIMAR desenvolve desde 2015 diferentes iniciativas de sensibilização com e para a comunidade escolar e o público em geral.

Categoria ÁGUA E CIDADES SUSTENTÁVEIS

1º Prémio: CML / Rede de Bebedouros de Lisboa

Projeto da Câmara Municipal de Lisboa, desenvolvido em conjunto com a EPAL e com o GEOTA – Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente, para dotar a capital de uma rede de bebedouros mais modernos, inclusivos, com novas e modernas funcionalidades, e preocupações com os animais. Com a conclusão do projeto, prevista para o início de 2023, Lisboa ficará dotada de uma rede com 200 novos bebedouros.

Menção honrosa: CML / Parques e Jardins de Lisboa: o mesmo verde, a água é outra. Rega sustentável com água +

Projeto da Câmara Municipal de Lisboa para introduzir rega sustentável com água reutilizada na zona norte do Parque das Nações. Marca o início da rega com água reutilisada produzida nas Fábricas de Água, com qualidade exigida para vários usos não potáveis, observando as exigências de segurança e de saúde pública e contribuindo para a economia circular, para a eficiência do setor da água e para a sustentabilidade. O objetivo, em 2030, é que 25% da água consumida pela CML seja de origem não potável.

Categoria ENERGIAS VERDES

1º Prémio: Dourogás Renovável / Projeto Hidrogasmove & Solargasmove

O Projeto Hidrogasmove & Solargasmove, em desenvolvimento na Fábrica de Água de Frielas, é um exemplo basilar de economia circular. A iniciativa da Dourogás Renovável, em parceria com a Águas do Tejo Atlântico, contempla duas soluções tecnológicas que produzirão gases renováveis – biometano, hidrogénio verde e e-metano – que serão, posteriormente, injetados na rede de gás natural e utilizados como combustível, promovendo uma mobilidade mais sustentável ao reduzir a emissão de gases com efeito estufa e aumentando a qualidade do ar.

Categoria ARQUITETURA SUSTENTÁVEL

1º Prémio: Município do Porto / Alteração e Ampliação do Edifício São Dinis

A obra de alteração e ampliação do Edifício São Dinis, no Porto, é um exemplo de arquitetura sustentável de reabilitação. Construído no século XIX, funcionou até cerca de 1910 como Matadouro Municipal. O projeto, que inclui uma cobertura verde, foi pensado para cumprir os requisitos técnicos da exigente certificação ambiental LEED, cuja candidatura está em curso, e assegura poupanças de energia, água e resíduos significativas. Será o primeiro edifício de reabilitação do País a receber este reconhecimento.

Menção honrosa: ISQ / E-Tijolo

O ISQ, em parceria com a Câmara de Guimarães e o Centro de Valorização de Resíduos, desenvolveu o E-Tijolo, um projeto que pretende incorporar beatas de cigarros em elementos construtivos, nomeadamente tijolos. Esta transformação de produto tem como vantagens um produto mais leve, com melhores propriedades de isolamento e que reduz em 60% o consumo de energia necessária para a sua produção.

Categoria TECNOLOGIA VERDE

1º Prémio: Next Generation Chemistry /Make it Bio

A indústria têxtil é uma das mais poluentes no setor industrial. A Next Generation Chemistry é uma plataforma biotecnológica que tem como objetivo transformar as indústrias poluentes em modelos de desenvolvimento económico sustentáveis. Assim nasceu o programa Make it Bio, capaz de revolucionar o processamento têxtil em toda a sua cadeia – desde o branqueio, ao tingimento e acabamento –, sendo possível produzir um têxtil 100% sem produtos petroquímicos nocivos para o ambiente e redução de consumo de energia e água.

Menção honrosa: Inokem S.A / Inokem Biotech Shop

A Inokem Biotech Shop pretende alterar o paradigma de consumo de plástico no setor de limpeza e desinfeção, oferecendo soluções de limpeza ultra-concentradas e ecológicas, que estimulam a economia circular através da reutilização da mesma embalagem para refill. Cada embalagem destes produtos significa uma poupança de plástico em média de 40 a 50 embalagens de produtos de limpeza nas prateleiras de supermercado, além de oferecer alternativas não tóxicas, não poluentes, mas muito eficazes e a muito baixo custo.

Categoria: CONSERVAÇÃO DA NATUREZA

1º Prémio: Fundação Oceano Azul, com os Governos Regionais da Madeira e dos Açores / Alargamento das Áreas Marinhas Protegidas

O projeto, coordenado pela Fundação Oceano Azul, visa alargar a Área Marinha Protegida das Selvagens, na Madeira, aumentando a proteção integral dos 94 Km2 iniciais para mais de 2 600 Km2, tornando-se a maior unidade do género no Atlântico Norte. Nos Açores, o objetivo de criar, até 2023, uma vastíssima área protegida de 300 000 Km2, correspondendo a 30% da área sob sua jurisdição, metade da qual será de proteção total.

Menção honrosa: Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas / Habmonte

O Habmonte, projeto de Prevenção Estrutural e Conservação de Habitats Naturais Protegidos e Espécies Prioritárias do Parque Natural de Montesinho, visa a conservação de diversos habitats naturais prioritários da Rede Natura 2000 e a conservação de espécies com elevado estatuto de proteção legal, como o lobo-ibérico, ao mesmo tempo que torna a paisagem mais resiliente a fenómenos extremos como as alterações climáticas e a ocorrência de incêndios florestais.

Menção honrosa: GEOTA / Renature Monchique

O projeto Renature Monchique, coordenado pela uma Organização Não-Governamental de Ambiente GEOTA, nasceu em 2019 e pretende restaurar, através da reflorestação, os principais habitats da Rede Natura 2000 que foram afetados pelo incêndio de Monchique de 2018. Através de uma parceria com a Ryanair, a Região de Turismo do Algarve, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e o Município de Monchique, conseguiu apoiar 60 proprietários e respetivas famílias e plantar cerca de 200.000 árvores autóctones em mais de 800ha.

Categoria: ESPECIAL PALOP

1º Prémio: AquaInSilico / Phos-Value (Cabo Verde)

A AquaInSilico é uma spin-out da Universidade Nova de Lisboa. Disponibiliza ferramentas de inteligência digital que ajudam a aumentar a eficiência de tratamento de águas residuais. O projeto Phos-Value é uma iniciativa inovadora implementada pela AquaInSilico para capacitar Cabo Verde a melhorar a qualidade da água proveniente do tratamento de águas residuais. Este aumento da eficiência de tratamento de águas permitirá que a população do país tenha acesso a água com maior qualidade, reduzirá a poluição das águas e a eutrofização marinha.

Menção honrosa: AdP – Águas de Portugal Internacional – Serviços Ambientais + Cidade de Huíla (Angola)

O estado de seca severa vivida na província da Huíla, provocando uma enorme escassez de água no meio urbano e periurbano da cidade do Lubango, promoveu a necessidade de fortalecer a capacidade institucional das entidades gestoras do setor de água e aumentar a cobertura do serviço, com o reforço das componentes técnicas e de capacitação de recursos humanos, mas também de gestão comercial e de marketing, gestão financeira e de tecnologias de informação. O objetivo deste projeto é fortalecer a capacidade institucional das entidades gestoras do setor de água e aumentar a cobertura do serviço, com o reforço das componentes técnicas e de capacitação de recursos humanos, mas também de gestão comercial e de marketing, gestão financeira e de tecnologias de informação.

Mais na Visão

Mais Notícias

Os livros da VISÃO Júnior: Para comemorar a liberdade (sem censuras!)

Os livros da VISÃO Júnior: Para comemorar a liberdade (sem censuras!)

25 de Abril, 50 anos

25 de Abril, 50 anos

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Vida ao ar livre: guarda-sol Centra

Vida ao ar livre: guarda-sol Centra

8 hábitos a evitar para ganhar duas décadas de vida

8 hábitos a evitar para ganhar duas décadas de vida

10 sugestões de presentes para o Dia da Mãe

10 sugestões de presentes para o Dia da Mãe

Receita de Bolo de maracujá, por Fabiana Pragier

Receita de Bolo de maracujá, por Fabiana Pragier

Em “Cacau”: Vitória ajuda Júlia a divorciar-se de Salomão

Em “Cacau”: Vitória ajuda Júlia a divorciar-se de Salomão

Vista Alegre: Há 200 anos de memórias para contar

Vista Alegre: Há 200 anos de memórias para contar

No tempo em que havia Censura

No tempo em que havia Censura

25 peças para receber a primavera em casa

25 peças para receber a primavera em casa

Atualizações suspeitas no Google Chrome? Não se deixe enganar pelo trojan Brokewell

Atualizações suspeitas no Google Chrome? Não se deixe enganar pelo trojan Brokewell

Em “Cacau”: o reencontro emotivo de Justino e Cacau no hospital

Em “Cacau”: o reencontro emotivo de Justino e Cacau no hospital

Prepare a mesa para refeições em família

Prepare a mesa para refeições em família

O 17.º aniversário da infanta Sofia em imagens

O 17.º aniversário da infanta Sofia em imagens

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Tapisco: O balcão de Henrique Sá Pessoa tem uma nova ementa

Tapisco: O balcão de Henrique Sá Pessoa tem uma nova ementa

Os

Os "looks" de Zendaya na promoção de "Challengers", em Nova Iorque

Os melhores sapatos para usar com calças de ganga flare

Os melhores sapatos para usar com calças de ganga flare

Portugal: Cravos que trouxeram desenvolvimento

Portugal: Cravos que trouxeram desenvolvimento

João Abel Manta, artista em revolução

João Abel Manta, artista em revolução

Na primeira pessoa:

Na primeira pessoa: "Estive 21 dias internada no Júlio de Matos e não é o bicho-papão que se pensa"

Formula E mostra Gen3 Evo: 0 aos 100 km/h em menos de dois segundos

Formula E mostra Gen3 Evo: 0 aos 100 km/h em menos de dois segundos

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

Kate e William recordam dia do casamento no seu 13.º aniversário

Kate e William recordam dia do casamento no seu 13.º aniversário

Teranóstica: O que é e como pode ser útil no combate ao cancro?

Teranóstica: O que é e como pode ser útil no combate ao cancro?

Vacheron Constantin traz celebrações a Lisboa

Vacheron Constantin traz celebrações a Lisboa

Famosos na Avenida para celebrar o 25 de Abril

Famosos na Avenida para celebrar o 25 de Abril

Capitão Salgueiro Maia

Capitão Salgueiro Maia

Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023

Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023

Viver 100 anos (ou mais): Como a ciência portuguesa está a descobrir os segredos da longevidade

Viver 100 anos (ou mais): Como a ciência portuguesa está a descobrir os segredos da longevidade

VISÃO Se7e: Os novos restaurantes de Lisboa e do Porto – e um museu para não esquecer

VISÃO Se7e: Os novos restaurantes de Lisboa e do Porto – e um museu para não esquecer

Máxima e Guilherme dos Países Baixos celebram o

Máxima e Guilherme dos Países Baixos celebram o "Dia do Rei" com as filhas e junto da população

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

Mono No Aware, a nova exposição da artista  visual Kruella d’Enfer

Mono No Aware, a nova exposição da artista visual Kruella d’Enfer

TVI estreia série baseada em caso que chocou o país: saiba tudo sobre “A Filha”

TVI estreia série baseada em caso que chocou o país: saiba tudo sobre “A Filha”

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Apple tem seis meses para ‘abrir’ o iPadOS

Apple tem seis meses para ‘abrir’ o iPadOS

Luísa Beirão: “Há dez anos que faço programas de ‘detox’”

Luísa Beirão: “Há dez anos que faço programas de ‘detox’”

Tempo de espera para rede de cuidados continuados aumentou em 2022

Tempo de espera para rede de cuidados continuados aumentou em 2022

Casas sim, barracas não. Quando o pai de Marcelo Rebelo de Sousa ajudou os ocupantes do Bairro do Bom Sucesso

Casas sim, barracas não. Quando o pai de Marcelo Rebelo de Sousa ajudou os ocupantes do Bairro do Bom Sucesso

Protótipo do Polestar 5 'abastece' 320 quilómetros de autonomia em apenas dez minutos

Protótipo do Polestar 5 'abastece' 320 quilómetros de autonomia em apenas dez minutos

Zendaya surpreende com visual ousado

Zendaya surpreende com visual ousado

É à vontade do freguês? A polémica das “camisolas com excessivo decote” e as regras de vestuário nas escolas portuguesas

É à vontade do freguês? A polémica das “camisolas com excessivo decote” e as regras de vestuário nas escolas portuguesas

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites