A construção civil não será propriamente a primeira coisa a surgir na cabeça das pessoas quando pensam em poucas emissões para a atmosfera e benefícios para o ambiente, mas uma série de empresas trabalha agora para mudar essa imagem. A Facility Lider é uma delas e especializa-se na construção de edifícios sustentáveis que contribuam para melhorias ecológicas.
A empresa foi fundada em abril de 2011 por Rui Pinheiro, que já tinha experiência de 22 anos na EFACEC, por sentir que “havia essa necessidade no mercado e muito espaço para oferecer uma alternativa de qualidade”, revelou à Visão.
Todos os materiais utilizados para a construção de edifícios e todos os dispositivos instalados obedecem a práticas sustentáveis. Desde a utilização de energias renováveis, “como painéis foto voltaicos, sistemas de iluminação LED, isolamentos com materiais amigos do ambiente”, entre outras práticas. Rui Pinheiro destaca a eficiência hídrica, área onde Portugal “ainda tem muito que caminhar a nível residencial” e na qual a Facility Lider tem sido “uma das primeiras empresas a dar atenção.”
300%
Por isso, faz-se a “instalação e manutenção de Solar Térmico para Águas Quentes Sanitárias, uma tecnologia de microprodução de energia que tem como objetivo baixar a conta mensal de eletricidade ou gás. Um sistema bem dimensionado permite poupar até 70% da energia necessária para o aquecimento de água que usamos em casa.” A quebra nos custos faz com que o custo do investimento seja “amortizado entre os 4 e os 7 anos”.
Uma das grandes vantagens da aposta em tecnologias que garantam um maior controlo do consumo de água é que se reduz os custos e o consumo de energia associado à emissão de CO2. Por outro lado, uma vez que as taxas de saneamento e de recolha de resíduos são taxados em função do consumo de água, a sua redução proporciona também uma diminuição da fatura energética.
Entre 2011 e 2014 a preocupação com práticas sustentáveis tem merecido cada vez mais atenção e Rui Pinheiro conta mesmo que, neste período o volume de negócio aumentou “300%” e a empresa já celebrou contratos com a EDP e a Galp, além de dezenas de municípios espalhados pelo país. “É uma dinâmica muito grande”, diz.
O objetivo passa agora pela expansão e por acompanhar de perto “os principais desenvolvimentos na área da sustentabilidade”. Para que a Facility Lider se continue a destacar na construção de edifícios com preocupações ambientais.