As empresas e os consumidores procuram, cada vez mais, por soluções e alternativas para uma mobilidade sustentável, como forma de combater com urgência as alterações climáticas, e o Dia Mundial do Veículo Elétrico – que se assinala hoje – é a oportunidade perfeita para refletir sobre algumas das vantagens que a transição de uma frota pode representar e ser, inclusive, a chave para o sucesso das empresas.
Os veículos elétricos já demonstraram ser menos dispendiosos, mas um estudo recente da seguradora britânica Direct Line quantificou essa redução de custos ao revelar que o custo médio de gestão de um veículo elétrico é 21% inferior a um veículo com motor de combustão interna.
Existem já no mercado soluções de gestão de mobilidade sustentável que apoiam as empresas na transição de frotas, com impactos ambientais e financeiros tangíveis. No caso da Plataforma de Gestão de Mobilidade Sustentável da GoWithFlow (SMM), as empresas conseguem gerir os seus veículos elétricos e a infraestrutura de carregamento e poupam uma média de 225 euros por veículo em custos operacionais. Além disso, estas empresas conseguem reduzir os custos de combustível em 40% ou mais quando mudam para energia elétrica face aos combustíveis fósseis, e eliminaram até 5.000 toneladas de emissões de dióxido de carbono por cada veículo que passou a ser elétrico.
Mas não são apenas as empresas preocupadas com a mobilidade sustentável. De acordo com o relatório The Road Ahead for E-Mobility da McKinsey Center for Future Mobility, o interesse dos consumidores em comprar um veículo elétrico tem vindo a acelerar, crescendo 21% ao ano, e o relatório Building the Resilient Organization da Deloitte Global Resilience revelou que as alterações climáticas e sustentabilidade ambiental são os principais desafios que a sociedade enfrenta atualmente.
Estamos, por isso, no ponto de inflexão perfeito entre a procura do consumidor e a consciência corporativa para a adoção de veículos elétricos. Existem provas e números que validam a mudança do combustível fóssil para a energia elétrica, como a redução comprovada de custos e reduções mensuráveis nas emissões de carbono, e as empresas também beneficiam de ganhos de reputação que podem impactar as receitas, assim como a própria cultura da empresa.
Exemplo disso são as conclusões do relatório Extracting Value from Decarbonization elaborado pela Deloitte, segundo as quais: 80% dos executivos afirmam que a marca da sua empresa foi reforçada quando decidiu comprometer-se com metas de descarbonização; 66% dos consumidores dizem que se sentem mais positivos em relação às empresas que tentam reduzir a sua pegada de carbono; e mais de 80% dos consumidores procuram produtos social ou ambientalmente responsáveis sempre que possível e trocariam de marca para apoiar uma boa causa
A escolha de uma mobilidade sustentável tem, igualmente, impacto direto nas relações comerciais. Uma das empresas que já recorreu à plataforma da GoWithFlow lançou recentemente um estudo para determinar quais os veículos que poderiam ser eletrificados e em que tempo, e descobriu que 90% da frota composta por 3.900 veículos poderia ser eletrificada de forma imediata, removendo assim da estrada 3.510 veículos de combustão e evitando que quase 18.000 toneladas de dióxido de carbono entrassem na atmosfera.
As empresas estão à procura de soluções para controlar as emissões de carbono não só porque é a coisa certa a fazer, mas porque, como nós, acreditam na visão de sustentabilidade – para os seus negócios, para os seus colaboradores e para o planeta.