Todos os dias recebemos novas informações sobre esta pandemia, que nos ensinam a saber como adaptar, reagir e respeitar esta “nova realidade”.
A pandemia que surge no final de 2019 em Wuhan, na China, causada pelo vírus SARS-COV-2, depressa se estendeu por todo o Mundo em virtude da globalização. A disseminação desta nova doença causa a todos uma enorme preocupação e irá condicionar certamente a nossa maneira de viver.
Os números de infetados e mortos que vemos, à escala mundial, são surpreendentes e realmente põem em perspetiva todos os aspetos de nossa vida e a verdadeira e crucial importância das escolhas que fazemos, assim como quereremos viver daqui em diante. Ao despertar os nossos sentidos e as relações que criamos a todos os níveis, quer pessoal quer profissional, aprendemos realmente valorizar as pessoas que nos rodeiam.
As alterações visíveis na forma como comunicamos uns com os outros, quer a nível pessoal quer sobretudo a nível profissional, necessitam de maior eficácia e veracidade. A vida é por isso o que fazemos dela, e devemos permanecer firmes e unidos contra esta pandemia, tendo a certeza, porém, de que cada passo que damos e cada palavra que escolhemos conta.
Qual é o valor de uma voz? De que maneira podemos realçar o seu valor? Pelo valor nas conversas e pelas palavras verdadeiras que exprimimos diante de quem nos escuta. Esta essência do valor de ter voz e usá-la para o bem dos outros e, consequentemente, de nós próprios, é fundamental para dar também voz também à nossa dimensão humana.
Este é um dos momentos de maior desafio para os comunicadores. Precisamos de uma comunicação positiva e solidária. Nunca foi afinal, tão fundamental saber como utilizar a nossa voz neste momento de isolamento social.
Num tempo desafiador como este, por mais que tenhamos em maioria más notícias para veicular, há que manter a transparência e verdade.
Aprendemos, com os tempos que vivemos, a receber informação em excesso. Os números significativos de familiares, amigos e pessoas anónimas que perdemos, não podem e não devem ter sido em vão. Temos que nos esforçar e superar esta pandemia, mesmo que esta pareça não ter fim. Da voz tem que nascer a esperança, do silêncio terá que surgir a Voz. As palavras, como nunca, têm que contar. As empresas devem fazer-se ouvir, para que a retoma tenha lugar com uma presença clara e inequívoca. Se não formos vistos ou ouvidos, principalmente nos momentos mais críticos, acabaremos, infelizmente, por ser esquecidos. Uma Estratégia de Comunicação, tanto a nível interno como externo, é fundamental e crucial para a sobrevivência mesmo do mais apto.
Nestes tempos, em que grande parte da força de trabalho se encontra em casa, por questões, urge tornar a nossa Comunicação eficiente.
A pandemia gerou uma comunicação mais próxima e mais emotiva. É preciso reforçar os laços das empresas, da sua oferta, das suas gentes. Com os sucessivos confinamentos decretados em cada país, o encerramento de fronteiras e a proibição de voos internacionais agonizou-se a distância. Há que criar conteúdos novos e o tom da comunicação terá naturalmente de ser mais criativo e proactivo, a fim de conseguir sobressair a diferenciação de quem está no mercado, que na retoma será extremamente competitivo. É essencial comunicar dar voz ao propósito, à missão que movem as empresas, e adaptar os seus valores à nova realidade.
O modelo de teletrabalho tem muitos adeptos e veio para ficar; cabe às empresas acompanhar com novas regras de integração e gestão este modelo híbrido, onde a liberdade dos colaboradores possa conciliar-se com a identidade do coletivo e das organizações.
É importante também aproveitar a oportunidade de uma digitalização forçada pelas circunstâncias para reforçar duas vertentes absolutamente cruciais para as empresas nacionais, tanto a nível interno como externo, com uma comunicação mais eficaz, rápida e capaz de responder às necessidades de um novo mundo.
Os Media têm agora um valor ainda mais preponderante. Eles são capazes de dar à nossa voz um valor necessário. Uma voz que possa ser ouvida num mercado global.
Com a economia internacional em crise – enquanto as empresas aguardam a retoma das suas atividades – há que encontrar novos modelos de atuação da comunicação, há que manter uma estratégia de comunicação permanente.
A pandemia do Covid 19 parou o mundo em 2020 e tem-no mantido a uma velocidade anestesiante. Este vírus transformou o comportamento das pessoas, a forma como elas se relacionam e como se irão relacionar. O amanhã trará um futuro diferente. Vamos crescer a partir desta “nova realidade” e tanto o Mundo como as nossas relações a nível internacional certamente ficarão mais próximos, fazendo com que cada momento e cada palavra correspondam à expectativa dos novos objetivos. Por isso e mais do que nunca, cada palavra conta.