A Alunik nasceu em 2003, com uma equipa de especialistas em caixilharia de alumínio e rapidamente se lançou na criação da marca própria Unik. Ao longo dos anos foi consolidando a sua posição na área das soluções de caixilharia para a arquitetura, tanto a nível nacional como internacional, e em 2017 criou uma outra marca, a Unikthermic, focada em sistemas, devidamente ensaiados e certificados.
No seu modelo de trabalho, a Alunik pretendia melhorar uma série de procedimentos internos, desde logo a gestão e controlo em real time da empresa; o planeamento na gestão comercial; automatização dos processos; controlo de custos, encomendas e vendas; eficiência na produtividade; informação agregada e disponível para melhoria na tomada de decisão, em suma, uma gestão integrada das várias áreas da empresa.
Foi com este ponto de partida que, depois de alguns anos a usar outro software de gestão, a Alunik optou pela colaboração com a PHC Software juntamente com o parceiro OCR para a implementação do PHC CS, uma decisão que levou a empresa para outro patamar. “Depois de medirmos e compararmos o PHC CS com o software que tínhamos anteriormente, concluímos que o PHC CS seria melhor para nós, que serviria melhor a Alunik para aquelas que eram as nossas necessidades de trabalho”, afirma Vítor Duarte, diretor comercial e sócio da Alunik.
Para este responsável, a empresa optou pelo software PHC CS “por ser mais fácil de utilizar… Os comandos, o acesso, a forma como a informação chega aos colaboradores, mesmo aqueles que ainda não estejam familiarizados com a aplicação. Numa primeira fase, percebemos logo que o PHC CS nos dava todas as informações de que precisávamos e sem desenvolvimento envolvido”.
Mais agilidade, mais negócio
A introdução do software PHC fez-se notar no trabalho desenvolvido pelos 14 colaboradores que trabalham diariamente com esta ferramenta. Contudo, salienta Vítor Duarte, foi a área comercial a que mais usufruiu dos seus benefícios. “Hoje em dia os comerciais não perdem tempo a ligar para as unidades quando precisam saber informações específicas sobre determinado cliente. Através do PHC CS web conseguem aceder aos dados pretendidos de forma muito rápida e segura. Rapidamente é possível consultar preços, stocks, apresentar propostas em frente ao cliente. É por tudo isso que o PHC CS veio acrescentar muito valor.”
OCR apoia implementação
Fundamental no processo de implementação do PHC CS, a OCR é o parceiro de eleição da empresa desde 2015. Márcia Silva, Software Consultant Manager da OCR, recorda que “desde o início que a Alunik tem evoluído e crescido, a OCR tem tido o privilégio de acompanhar esse crescimento e tem tentado perceber e identificar as necessidades do cliente, as especificidades do seu negócio”.
Márcia lembra ainda quemais tarde houve necessidade que o software acompanhasse mais e melhor os vendedores, até que “em 2021 foi dado o salto para a gama Enterprise, devido a uma necessidade crescente de automatização dos processos”, uma etapa que estão a desenvolver atualmente.
Com a certeza de que o futuro passa pelo online, o responsável da Alunik salienta a relação de parceria criada com a equipa da OCR “que escuta aquilo que o cliente precisa, ouve aquilo que queremos, percebe, fala a mesma linguagem que nós e, em muito pouco tempo, consegue colocar em prática aquelas que são as nossas necessidades”.