
Como define a estratégia Um Amanhã Melhor da BAT? E qual foi o motivo para a companhia a lançar?
A BAT, uma empresa líder em multicategoria, com mais de 100 anos de história e que tem como missão construir Um Amanhã Melhor, através da redução do impacto dos seus negócios na saúde, através do desenvolvimento de produtos sem combustão. Por esta razão, a BAT tem vindo a evoluir a sua estratégia e tem dedicado uma importante parte do seu trabalho ao desenvolvimento e à comercialização de Novas Categorias de produtos sem combustão, com o objetivo de oferecer outras alternativas aos consumidores adultos que decidem continuar a usar produtos com nicotina. A investigação e o desenvolvimento de produtos com nicotina e sem combustão, liderados por muitas centenas de cientistas em todo o mundo, é essencial à criação de uma potencial oferta de produtos de Novas Categorias muito interessante, que incluem o vaping e produtos de tabaco aquecido.
Quais os objetivos deste Amanhã Melhor e como pretende atingi-los?
Presente em mais de 180 mercados, a BAT tem apostado na transição de uma empresa tradicional de tabaco para uma empresa do futuro, focada na ciência e inovação, onde a sustentabilidade e os produtos de Novas Categorias estão no centro desta jornada de transformação. A BAT prevê atingir várias metas que ajudarão a empresa a acelerar o cumprimento do seu objetivo de construir Um Amanhã Melhor para todos os seus stakeholders:
• Aumentar o número de consumidores dos nossos produtos sem combustão para 50 milhões até 2030;
• Alcançar a neutralidade de carbono nas nossas próprias atividades de negócio e na nossa cadeia de valor até 2050;
• Acelerar as nossas atuais metas ambientais até 2025;
• Eliminar o plástico de uso único desnecessário e tornar todas as embalagens plásticas reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis até 2025;
• Utilizar 100% de eletricidade renovável nas nossas operações até 2030;
A BAT tem vindo a acelerar a sua jornada de transformação para construir Um Amanhã Melhor para todas as partes interessadas, criando no processo um negócio sustentável a longo prazo.
Quais os benefícios dos produtos de tabaco aquecido quando comparados com os tradicionais produtos de combustão?
Os produtos de tabaco aquecido são dispositivos que aquecem o tabaco para gerar um aerossol com sabor a tabaco e nicotina que o consumidor adulto inspira. Através deste dispositivo, o tabaco é apenas aquecido e não queima; O aerossol resultante deste processo pode conter níveis potencialmente mais baixos de substâncias nocivas* (1) encontradas no fumo do tabaco convencional, como afirmam algumas entidades, como a agência executiva do Departamento de Saúde e Assistência Social de Inglaterra (Public Health England).

Que marcas e produtos da BAT estão disponíveis (ou serão brevemente introduzidos) no mercado português?
A BAT atua em mais de 180 mercados com tabaco tradicional e Novas Categorias de produtos tais como vaping, produtos de tabaco aquecido, com o glo™ e produtos orais modernos de nicotina. A BAT comercializa os seus produtos em Portugal há 32 anos e agora é tempo de crescer. Para a empresa, este mercado é uma prioridade chave e um mercado maduro, que está pronto para abraçar novas alternativas de produtos de tabaco aquecido, como o glo™ hyper +. Ao disponibilizar esta alternativa no mercado português, a BAT vai ao encontro do propósito de construir Um Amanhã Melhor. O glo™ hyper +, que agora passa a estar disponível em Portugal, combina tradição e inovação para oferecer aos consumidores adultos uma nova alternativa.
Qual a visão da BAT em relação ao mercado português e a sua ligação aos produtos de vaping e tabaco aquecido? Qual o potencial deste mercado?
As Novas Categorias, que incluem o vaping e os produtos de tabaco aquecido, têm vindo a crescer a nível mundial devido à alteração de hábitos e comportamentos dos consumidores adultos. No seguimento destas mudanças, e com o compromisso da BAT em dar resposta às exigências dos seus consumidores, o crescimento destas Novas Categorias é mais claro e pertinente que nunca. Em 2021 o número de consumidores de produtos sem combustão aumentou 4.8 milhões, totalizando 18.3 milhões de consumidores. Para 2022, a empresa prevê um aumento entre os 3% e os 5% nas receitas globais (considerando um câmbio constante), e uma subida das receitas dos novos segmentos de negócio de produtos de tabaco aquecido.
Apesar destes excelentes resultados, a ambição da BAT continua a passar por alcançar os 50 milhões de consumidores de produtos sem combustão até 2030 contribuindo para mudar o paradigma atual de consumo de tabaco.
O mercado português, maduro e aberto a receber uma nova alternativa de produto de tabaco aquecido, é uma prioridade para a BAT. No contexto deste mercado, destaca-se Lisboa: uma cidade cheia de tradição que acolhe a inovação de braços abertos. Com efeito, o mercado regional de Lisboa apresenta níveis de consumo de produtos de tabaco aquecido significativamente acima da média nacional, o que nos deixa particularmente satisfeitos por lançarmos o nosso produto de tabaco aquecido de última geração, o glo™ Hyper +, na capital do país. Disponibilizar esta alternativa no mercado português vai ao encontro do propósito de construir Um Amanhã Melhor.

Como funcionam os produtos de tabaco aquecido? Que ciência e tecnologias existem por trás destes produtos?
Os produtos de tabaco aquecido são dispositivos que aquecem o tabaco para gerar um aerossol com sabor a tabaco e nicotina que o consumidor adulto inspira. Através deste dispositivo, o tabaco é apenas aquecido e não queima; o aerossol resultante deste processo pode conter níveis potencialmente mais baixos de substâncias nocivas encontradas no fumo do tabaco convencional, mostrando que estas opções podem conter propriedades alternativas se comparadas com os cigarros convencionais.
O principal centro de Investigação & Desenvolvimento (I&D) da BAT fica em Southampton, na costa Sul do Reino Unido, e é nesse local que acontece a maior parte da ciência e inovação em Novas Categorias. Atualmente, temos 7 centros em todo o mundo.
A I&D tem acompanhado a transformação geral da BAT, o que incluiu atrair novos e diversos talentos para os nossos centros de I&D de várias e diferentes indústrias, que vão da eletrónica à farmacêutica. Este conjunto diversificado de talentos faz com que mais de 1.500 especialistas em I&D trabalhem em Ciência e Inovação para a BAT em todo o mundo. O nosso principal objetivo como especialistas científicos passa pela transparência e por ter os nossos avanços científicos revistos pelos nossos pares e publicados em revistas científicas.
Quais as diferenças entre vaping e produtos aquecidos? Como se podem comparar?
Os produtos a vapor são dispositivos com uma bateria que aquecem formulações líquidas (com ou sem nicotina) – e-líquidos – para criar um vapor que é inspirado. A maioria dos e-líquidos contém água, propileno glicol e glicerol, aromatizantes e nicotina, embora alguns e-líquidos não contenham nicotina. Por outro lado, os produtos de tabaco aquecido são dispositivos que aquecem o tabaco para gerar um aerossol com sabor a tabaco e nicotina que o consumidor adulto inspira. Através deste dispositivo, o tabaco é apenas aquecido e não queima; o aerossol resultante deste processo pode conter níveis potencialmente mais baixos de substâncias nocivas encontradas no fumo do tabaco convencional.
———-
*(1)
Https://assets.publishing.service.gov.uk/government/uploads/system/uploads/attachment_data/file/684963/Evidence_review_of_e-cigarettes_and_heated_tobacco_products_2018.pdf