São mais de €80 milhões para a Urban Sports Club, a app de desporto e bem-estar que chegou a Portugal no início de 2019 e que já conta com 12 mil espaços parceiros onde os subscritores podem treinar, fazer massagens, ter aulas de yoga ou praticar qualquer uma das 50 modalidades disponíveis. Esta ronda de financiamento foi liderada pelo grupo de media alemão ProSiebenSat.1, que participa na operação “com uma combinação de capital e volume de media”, revela a empresa num comunicado a que a EXAME teve acesso. “O objectivo deste investimento é aumentar ainda mais o reconhecimento da app nos países de língua alemã, através de publicidade em TV e plataformas online do próprio Grupo, reforçando o crescimento da empresa em toda a Europa. O investimento é o primeiro negócio do novo parceiro ProSiebenSat.1 SevenGrowth”, lê-se ainda no mesmo documento.
O Urban Sports Club foi criado em 2012, na Alemanha, por Moritz Kreppel e Benjamin Roth. Basicamente, esta app oferece uma subscrição de mensalidade fixa – nas modalidades S, M, L e XL, tal como nos tamanhos da roupa que temos no armário – que dá acesso a várias opções. O objetivo é que cada pessoa faça o seu próprio plano de treino, com as modalidades que quiser e o tempo que determinar. Com uma única subscrição é possível treinar em mais de 10.000 locais parceiros em Portugal, Alemanha, França, Espanha e Itália, o que significa que mesmo que esteja em viagem pode continuar a aceder a aulas online, a ginásios nas cidades onde está a passar uma temporada ou a atividades físicas ao ar livre, desde que pertença, ao agregador. Em Portugal, a Urban Sports Club conta com mais de 600 parceiros nas áreas da Grande Lisboa e Grande Porto.
Ao ProSiebenSat.1 SevenGrowth, nesta ronda de financiamento, juntou-se ainda a Claret Capital Partners, fazendo assim aumentar o número de investidores da empresa. Atualmente, a Urban Sports Club conta ainda com as aprticpações da HV Capital, Partech, RTP Global, Rocket Internet e INKEF Capital. O objetivo principal agora é continuar a apostar nos modelos híbridos da prática de desporto, aliados a atividades de bem-estar como massagens, saunas, jacuzzis ou outras terapias. A empresa está particularmente focada em conseguir aumentar a sua presença junto das empresas, para que estas coloquem a app no pacote de benefícios dos seus trabalhadores, e é precisamente para o desenho dessa estratégia que conta usar o capital angariado.
No mesmo sentido, deverão ser contratados mais trabalhadores – que se juntarão a uma força de trabalho de 400 pessoas – e espera-se que a oferta de 50 modalidades possa ser alargada, também.
Em comunicado, o CEO e co-fundador da Urban Sports Club congratula-se com a operação, explicando que com o “SevenGrowth encontrámos o parceiro perfeito para inspirar ainda mais as pessoas a terem um estilo de vida activo e saudável através do alcance dos media – especialmente da televisão. O nosso crescimento, desde a criação da empresa, provou o quão vantajosa é a oferta flexível e variada do Urban Sports Club para os seus membros. E o último ano, em particular, provou o quão essenciais para a nossa saúde são o exercício e o bem-estar.” Já Friedrich Thoma, CEO do segmento Commerce & Ventures da ProSiebenSat.1, sublinha que este “é um momento muito importante para investir no Urban Sports Club. A pandemia acelerou ainda mais a tendência global para uma maior preocupação pela condição física e bem-estar e aumentou ainda mais a procura por ofertas desportivas diversificadas. A empresa tem assistido a um forte crescimento nos últimos anos. Ao trabalhar com o SevenGrowth, o Urban Sports Club será capaz de alcançar mais membros, de forma a continuar a sua impressionante trajectória. Estamos ansiosos por trabalhar com a equipa do Urban Sports Club, de forma a contribuirmos para o futuro do seu desenvolvimento”.
No início do encerramento dos espaços desportivos, como consequência da pandemia, o Urban Sports Club desenvolveu uma oferta online, através das aulas online em directo, que permitiu aos seus parceiros continuarem a realizar o seu trabalho, e essa oferta manteve-se mesmo após a reabertura dos espaços, recorda a empresa. Desta forma, os subscritores do serviço podem optar por fazer desporto num ginásio ou ao ar livre, com aulas online em directo – e, em breve, terão também disponíveis aulas on demand, revelam os responsáveis.
Johan Kampe, Managing Partner da Claret Capital Partners confirma: “Estamos bastante entusiasmados com a inovação e o apelo do produto híbrido e acreditamos no sucesso do Urban Sports Club na Europa. A equipa Claret orgulha-se de fazer parte de uma empresa que encoraja as pessoas a praticarem desporto e a manterem um estilo de vida saudável, e estamos ansiosos por apoiar a equipa do Urban Sports Club no seu crescimento contínuo”, remata.