No total são dezasseis as empresas participantes na WWF Rede Ibérica de Comércio Florestal e destas, 8 são portuguesas – AmBioDiv, Corticeira Amorim, APFCertifica, Cork Supply, Leroy Merlin Portugal, Listor, Granorte e Coca-Cola Portugal. A Cimenteira Lafarge é um dos membros do grupo espanhol. Estas empresas partilham com a WWF o objectivo de contribuir para a promoção da gestão responsável das florestas, através do consumo responsável de produtos de origem florestal.
Na avaliação destes dois anos de actividade da Rede, a WWF regista a certificação de 370 mil hectares de floresta em território ibérico, a integração de três dos maiores players da indústria da cortiça, que representam 1/3 do mercado mundial de cortiça (Amorim, Cork Supply e Granorte), de 4 empresas do sector da madeira, de distribuidores como a Leroy Merlin e empresas consumidoras finais de grande dimensão como a Coca-Cola ou a Lafarge que se comprometem a dar prioridade, nas suas compras de produtos florestais, a produtos de origem FSC (Forest Stewardship Council).
As empresas que integram a WWF Rede Ibérica de Comércio Florestal comprometem-se a desenvolver e implementar um Programa de Certificação da Gestão Florestal e/ou Compra Responsável de Produtos Florestais por sistemas credíveis como o FSC (Forest Sterwardship Council), contribuindo para o desenvolvimento e crescimento do mercado responsável de produtos florestais.
Para Luís Silva, da WWF, “o trabalho que desenvolvemos nestes dois anos permitiu estabelecer alianças importantes para a conservação das florestas mais valiosas do mundo através do desenvolvimento do mercado de produtos florestais certificados; a nível nacional centramos o trabalhado na conservação dos montados, pelo seu valor em termos de biodiversidade e serviços do ecossistema, dando a nossa contribuição para que Portugal seja hoje líder de mercado na oferta de cortiça certificada.”
A publicação lançada intitula-se ‘Memória 2008-2010’ e aborda no primeiro capítulo a constituição da Rede, seguindo-se os capítulos ‘Negócios responsáveis, Florestas sustentáveis’; ‘O mercado global’, ‘A importância do FSC’; a publicação destaca ainda todas as empresas líderes na conservação das florestas que integram a Rede; o último capítulo intitula-se ‘Dinamizando o mercado’.