Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

O 'castelo' da Póvoa de Varzim abre-se ao povo

Comer e beber

A reabilitação do monumento permitiu transformá-lo numa zona de encontro privilegiada, mesmo em frente ao mar, onde agora abriu o café Fortaleza

Lucília Monteiro

Entre os poveiros, ainda é conhecida como “o castelo”, barreira intransponível para os piratas que atacavam a costa. Inaugurada em 1740, a Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição, fronteira à praia do Pescado, depois de ter perdido o interesse militar no século XIX, acabou por servir de quartel da Guarda Fiscal durante todo o século XX. Foi já no século atual que a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim assumiu a posse do monumento e levou a cabo as obras de reabilitação. Em fevereiro último, inaugurou-se o café/salão de chá/bar Fortaleza.
Maria Miguel Cadilhe sempre viveu na Póvoa, mas, tal como muitos poveiros, nunca tinha entrado na Fortaleza. Mal viu “o fantástico trabalho de recuperação”, ficou convencida. Maria Miguel quis candidatar-se à exploração de todos os espaços, “para que não houvesse choque entre eles”, explica. Com este primeiro passo, a abertura do café, levanta-se um pouco do véu. “Quero que haja uma continuidade, os clientes podem tomar aqui o pequeno-almoço, ficar para almoçar, apreciar o pôr do Sol ou beber um copo depois do jantar”, esclarece.

A oferta da carta é bem simples: sanduíches, saladas, tostas, sumos naturais, batidos de frutas e chás. Para aproveitar os dias de sol, serão instaladas duas enormes esplanadas, primeiro no baluarte (com uma vista magistral da marginal da Póvoa) e, durante o verão, na praça de armas, ambas com almofadões e sofás, a convidar à preguiça. Daqui a um mês, deverá ser inaugurado um restaurante, de comida tradicional portuguesa, “servida com algum requinte”, adianta Maria Miguel Cadilhe. Mais para frente ficará a abertura de lojas pop-up nas restantes áreas do edifício. Então, a ocupação do castelo ficará completa.

Lucília Monteiro

Terminada em dezembro de 2015, a recuperação da Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição é da autoria do arquiteto Rui Bianchi. Os edifícios, na verdade, sofreram poucas alterações, tendo apenas desaparecido um jardim interior para dar origem a uma ampla praça de armas.

Fortaleza > R. Tenente Veiga Leal, Póvoa de Varzim > ter-qui e dom 9h30-20h, sex e sáb até às três da manhã

Lucília Monteiro