Visão Mais

Siga-nos nas redes

Perfil

16 emoções negativas que não afetam a saúde

Visão Mais

Inácio Ludgero

Medo, vergonha ou preocupação são emoções que deixam o coração a bater mais depressa e uma sensação bem desagradável. Mas, concluiu um novo estudo, não afetam realmente a saúde. E há mais 13

As emoções têm um papel determinante no nosso bem estar., isso é ponto assente. Mas, ao contrário do seria de esperar, as emoções negativas não mostraram um efeito direto negativo na saúde, medido, neste caso, nos níveis de inflamação do nosso organismo, ligados a doenças crónicas e até mesmo morte prematura.

Um estudo da Universidade de Weill Cornell, Nova Iorque, sugere que as pessoas que experimentam uma série de emoções positivas no quotidiano têm níveis mais baixos de inflamação.

"Há muitos tipos de felicidade e experimentar uma diversidade de estados emocionais pode reduzir a vulnerabilidade de uma pessoa à psicopatologia evitando que uma emoção em particular domine a sua vida emocional.” diz Anthony Ong, que liderou o estudo.

Mas passar por emoções negativas, como o medo ou a vergonha, não mostrou qualquer impacto nos níveis de inflamação.

A equipa de investigadores liderada por Ong analisou a ligação entre a “emodiversidade”- a amplitude e abundância de diferentes emoções - e os marcadores de inflamação de 175 pessoas com idades compreendidas entre os 40 e os 65 anos .

Os participantes relataram as suas emoções positivas e negativas ao longo de 30 dias. Todas as noites, cada um avaliava até que ponto se tinha sentido "interessado", "feliz", "excitado", "inspirado", "forte", etc, num total de 16 emoções positivas previamente listadas. As emoções negativas, incluindo o sentir-se "assustado", "preocupado", "nervoso", "envergonhado" tinham também de ser avaliadas.

Seis meses depois, foram recolhidas amostras de sangue e submetidas a análises a três marcadores de inflamação no sangue. Os resultados obtidos revelaram que experienciar emoções negativas não tem qualquer impacto nos níveis de inflamação.

Os 16 estados negativos que não mostraram ter efeitos negativos nos marcadores de inflamação:

Assustar-se
Ter medo
Preocupação
Aflição
Nervosismo
Inquietação
Vergonha
Culpa
Irritação
Hostilidade
Cansaço
Lentidão
Sonolência
Tristeza
Melancolia
Torpor