Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Cinco vantagens cientificamente comprovadas de ser solteiro

Estudo do Dia

  • 333

© Paul Hackett / Reuters

Agora que já passou o Dia dos Namorados, já podemos falar dos benefícios de se ser solteiro?

Ser casado (ou equivalente) tem, sem dúvida, as suas vantagens, como mostram, só para recordar dois, este estudo e este. Mas estar sozinho também tem um lado positivo. Ou cinco, até, como comprovam estas investigações:

1 - Melhores relações familiares e de amizade

A história é antiga: Quando alguém, num grupo de amigos, arranja namorado/a, parece desaparecer da face da terra até... surgirem os primeiros problemas na nova relação. Este estudo comprova que até os bons casamentos têm o lado negativo de afastar as pessoas das outras relações sociais e que os solteiros têm, por isso, melhor relacionamento com os familiares, amigos e até vizinhos.

2 - Melhor forma física

Aqui, mais uma vez, a ciência comprova o que observa o senso comum: Um estudo de 2013 concluiu que os casados felizes têm maior probabilidade de ganhar peso nos primeiros quatro anos de união. Outro, de 2011, descobriu que 73% dos britânicos que não atingem os 150 minutos de exerício semanal recomendado eram casados, enquanto os divorciados ou solteiros tinham muito maior probabilidade de se manterem em forma.

3 - Maior satisfação profissional

Quando se é solteiro, é possível dedicar, sem problemas de consciência ou sentimento de falha, todo o tempo que se quiser à carreira. Uma investigação da Universidade de Washington sugere mesmo que os solteiros gostam mais do seu trabalho e dão-lhe mais valor.

4 - Menos dívidas

Um inquérito nos EUA permitiu concluir que ter uma relação ou estar casado é, literalmente, mais caro do que ser solteiro. Os solteiros eram os que tinham menos dívidas e se os casados tivessem filhos, então, a situação piorava.

5 - Dormir melhor

Sem ressonar, sem puxões nos cobertores, sem horários desencontrados, o sono dos solteiros tende a ser melhor. Um estudo de 2012 mostrou que mesmo 26% dos inquiridos casados dormiam melhor sozinhos.