Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

‘Taxi Driver’, um filme que não se esquece

Ver

  • 333

Quarenta anos depois de Taxi Driver ter sido filmado, estreia-se uma cópia restaurada da obra icónica de Martin Scorsese, com memoráveis interpretações. Para ver no Espaço Nimas, em Lisboa, até 5 de outubro, e no Teatro Rivoli, no Porto, no dia 4 de outubro

1. Jodie Foster Aos 12 anos, Jodie Foster interpretou o papel de criança--prostituta num filme que, segundo as classificações, nem sequer tinha idade para ver. Para ter a certeza de que esta interpretação não lhe iria causar problemas psicológicos, a atriz frequentou durante várias semanas um psiquiatra. E as cenas sexualmente mais explícitas foram filmadas pela sua irmã mais velha, Connie Foster.

2. O guião de Paul Schrader Existe em Taxi Driver um lado autobiográfico do guionista do filme. Depois de um divórcio conflituoso, Paul Schrader viveu um período dentro do seu próprio carro, com impulsos suicidas e obcecado por armas e prostituição. A escrita de Taxi Driver funcionou como uma espécie de exorcismo desse período terrível.

3. ‘You talkin' to me?' A mais célebre deixa de Taxi Driver – quando Robert De Niro pergunta ao seu reflexo no espelho “You talkin' to me?” – foi criada pelo próprio ator. Há quem diga que De Niro ter-se-á inspirado num concerto de Bruce Springsteen, durante o qual o músico, em diálogo com o público, terá repetido aquela frase várias vezes.

4. A última banda sonora A banda sonora é da autoria de Bernard Hermann, compositor de filmes como Citizen Kane, O Mundo a Seus Pés, de Orson Welles, ou de Psycho, de Alfred Hitchcock. Taxi Driver foi o seu derradeiro filme. O músico morreu poucas horas depois da gravação da banda sonora, não tendo tido sequer a oportunidade para assistir à estreia.

5. Scorsese & De Niro O papel de Travis esteve para ser atribuído a Jeff Bridges e a Dustin Hoffman, mas a escolha acabou por recair em Robert De Niro, que, pouco antes do início da rodagem, esteve em Itália a filmar 1900, de Bernardo Bertolucci. Travis é um dos mais icónicos papéis da carreira de De Niro e marca o início de uma frutuosa colaboração com Scorsese (New York, New York, Touro Enraivecido e Tudo Bons Rapazes).

6. O atentado contra Reagan O filme teve consequências no mundo real: John Hinckey Jr tentou assassinar o Presidente Ronald Reagan, em 1981, inspirando-se na figura de Travis. Hinckey terá inclusive afirmado que um dos seus objetivos era impressionar Jodie Foster.

7. Êxito de bilheteira Taxi Driver foi filmado com um orçamento relativamente baixo para o cinema americano: cerca de um milhão e 300 mil dólares, com os atores e os técnicos a ganhar abaixo da média. Revelou-se, porém, um duradouro êxito de bilheteira, tendo rendido mais de 50 milhões de dólares apenas nos dois primeiros anos.