Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

Sónia Aniceto está ‘Entre Tecidos’, na Galeria Trindade

Ver

  • 333

No Quarteirão de Miguel Bombarda, no Porto, a despedida do verão faz-se na rua este sábado, 24. Em dia de inaugurações simultâneas, fomos espreitar a exposição Entre Tecidos, de Sónia Aniceto

Sonia Aniceto regressa à Galeria Trindade no Porto com trabalhos dos últimos dois anos

Sonia Aniceto regressa à Galeria Trindade no Porto com trabalhos dos últimos dois anos

Com fios, desenhos e pinceladas se compõem as telas de Sónia Aniceto. A artista regressa à Galeria Trindade, no Porto, dois anos depois, neste sábado, 24, dia de inaugurações simultâneas no Quarteirão de Miguel Bombarda. Nos seus quadros, enreda-nos num mosaico de lugares, mais ou menos acessíveis, de confidências e memórias, a assegurar o seu lado idealista. Com abordagem à natureza humana, ali cruzam-se personagens e rostos estranhos, em paisagens a perder de vista.

Tal como uma “operária têxtil”, Sónia Aniceto entrelaça tecidos, fios e filamentos nas suas telas. No entanto, adverte o crítico Joaquim Pinto da Silva, “a pintora não é subordinada à tecedeira, nem vice-versa”. A sedução da sua obra, acrescenta, vem “da osmose conseguida, da interdependência que afaga o espectador e o prende, curioso pela travessura da linha e a cintilação da cor”.

Neste inusitado encontro de linhas de fios e pinceladas a óleo encontram-se 24 obras criadas nos últimos dois anos. Entre elas, figuram paisagens bucólicas alteradas pela figura humana, rostos, mãos e o prolongar de vistas que, muitas vezes, parece ultrapassar o limite da tela.

Além de Sónia Aniceto, as galerias do Quarteirão das Artes, que envolve as Ruas de Miguel Bombarda, Rosário e D. Manuel II, recebem exposições de, entre outros, Pedro Cabrita Reis, Henrique Silva, Ana Sério e Francisco Tropa. E nem só de artes plásticas se faz esta festa: no Centro Comercial Bombarda inaugura o Projeto Lua, uma “galeria de autor”, e duas novas lojas; e no Breyner 85 há concertos e degustação de tapas na Bye Bye Summer Party.

Entre Tecidos > Galeria Trindade, R. Miguel Bombarda, 119 Porto > T. 96 909 2109 > 24 set-5 nov, seg-sáb 15h-19h