Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

No hotel White, nos Açores, estamos quase sozinhos à beira-mar

Escapar

Na ilha açoriana de São Miguel, há um hotel onde se preza a simplicidade e a exclusividade: o White Exclusive Suites & Villas, no concelho da Lagoa. O difícil, garantimos, é convencerem-nos a sair do terraço naquela falésia sobre o oceano

O terraço do White é definitivamente o lugar de onde não queremos mais sair, ali debruçado na falésia sobre aquela imensidão de mar

O terraço do White é definitivamente o lugar de onde não queremos mais sair, ali debruçado na falésia sobre aquela imensidão de mar

Paulo Goulart Photography

É assim uma espécie de atração, mal se entra no White e se vê o mar, mesmo em frente. Em poucos passos, vamos diretos ao oceano que rodeia São Miguel, nos Açores. E o terraço do hotel é definitivamente o lugar de onde não queremos mais sair, ali debruçado na falésia sobre aquela imensidão (sim, isto é um lugar comum, mas a verdade é que é exatamente assim). Nem seria preciso mergulharmos na pequena piscina infinita, com água salgada aquecida, para querermos que o tempo parasse ali mesmo. Fiquemos espraiados ao sol durante o dia (o mau tempo açoriano, às vezes, não passa de um mito) e continuemos por lá, de noite, a aproveitar a fogueira que sabe mesmo bem para acompanhar o som da rebentação das ondas do mar.

Não é por acaso que o nome completo é White Exclusive Suites & Villas. Aqui, a exclusividade é ponto de honra. Com apenas nove suítes, todas T0 de dimensões generosas e equipadas com kitchenettes, e, ainda, uma vila privada virada para um terraço com jacuzzi, sentimo-nos quase sozinhos por aqui. É João Almeida, imparável relações públicas do hotel, que toma conta de nós enquanto lá estamos, modelando a estada de acordo com os nossos desejos – o que pode significar levar-nos num passeio de barco, numa caminhada ou num piquenique junto às Furnas.

Inspirados por alguns hotéis que conheceram nas ilhas gregas, Catarina e João Reis quiseram aqui criar um hotel assente nessa ideia de exclusividade, nos antípodas do turismo de massas que já começa a ver-se nos Açores. João, sócio do Santa Bárbara Eco-Beach Resort e do Santa Bárbara Lodge, também em São Miguel, descobriu este antigo solar de veraneio, no concelho da Lagoa, e não resistiu.

Virado a sul e a apenas 15 metros do mar, numa baía de rocha vulcânica, o edifício mantém traços da antiga arquitetura açoriana, visíveis em alguns quartos e zonas comuns. No restaurante Cardume, apenas para hóspedes, a ementa tem travo açoriano e visão global. Peixe confitado com molho de maracujá, tagliatelle de lagosta e costeleta do acém são apenas alguns exemplos. A vista que os acompanha, essa, já se sabe qual é: um azul sem fim.

O White tem nove suítes, todas T0 de dimensões generosas e equipadas com kitchenettes

O White tem nove suítes, todas T0 de dimensões generosas e equipadas com kitchenettes

Paulo Goulart Photography

No verão de 2018, João e Catarina Reis contam abrir a La Maison, uma moradia associada ao White, pensada para famílias, com jardim, piscina, campo de croquet, parque infantil e acesso aos serviços do hotel.

White Exclusive Suites & Villas > R. Rocha Quebrada, 10, Atalhada, Lagoa, São Miguel, Açores > T. 296 249 153 > a partir €200 (Júnior Suíte) e €450 (The Villa)

Vila privada virada para um terraço com jacuzzi

Vila privada virada para um terraço com jacuzzi

Paulo Goulart Photography