A Volvo sempre foi uma marca reconhecida pela segurança, característica que o novo CEO da marca sueca, Jim Rowan, pretende reforçar. O que será visível já no próximo modelo da marca, o SUV EX90, que deverá ser revelado a 9 de novembro.
Ainda há pouca informação oficial sobre o futuro Volvo topo de gama, mas já se sabe que o EX90 será baseado numa plataforma criada de raiz para carros 100% elétricos e que terá um LiDAR (Light Detection and Ranging), oito câmaras externas e uma grande variedade de sensores. Tudo integrado num sistema com grande poder de processamento, com tecnologia Nvidia.
Um passo importante em direção à condução totalmente autónoma e para, segundo Jim Rowan, atingir um objetivo mais vasto: “Continuaremos a inovar até que os automóveis não se despistem, até que estejamos 100% livres de carbono enquanto empresa. Tudo para proteger mais vidas, de acordo com a nossa própria razão de ser. O EX90 é o início de uma nova era para a Volvo Cars, transportando o nosso legado de segurança, qualidade e inovação para o futuro”.
Vê o que os humanos não veem
Apresentado como o “Volvo mais seguro de sempre”, já sabemos que o EX90 será um SUV de dimensões generosas e que vai estar disponível em diferentes configurações, incluindo sete lugares. Mas a inovação que mais sobressai é o LiDAR.
A vantagem desta tecnologia é que é capaz de ‘ver’ mesmo no escuro, graças à emissão de lasers a uma frequência elevada, cuja reflexão é medida para calcular as distâncias e criar um modelo 3D do ambiente. Já se sabe que o LiDARestará montado na zona entre a parte superior do para-brisas e o tejadilho, uma localização que permitirá uma maior amplitude de varredura. Relativamente ao sistema puramente baseado em imagem, os responsáveis da Volvo garantem que a tecnologia LIDAR permite detetar obstáculos que são muito difíceis de detetar pelas câmaras.
Um dos exemplos apresentado foi um pneu perdido no centro da via (estrada de alcatrão) durante a noite. A falta de contraste (tudo negro) nesta situação torna as câmaras pouco eficientes. Mas, para o LiDAR, o pneu seria perfeitamente visível. Outra vantagem é a distância de operação. Segundo dados da marca sueca, o LiDARdo EX90 será capaz de detetar peões a 250 metros de distância, mesmo em velocidade de autoestrada.

No entanto, o LiDARtambém tem as suas falhas, sobretudo quando há chuva ou neve. Daí a Volvo ter optado por conjugar informações de diferentes fontes: oito câmaras, cinco radares, 16 sensores ultrassónicos e, claro, o já referido LiDAR. Toda a informação gerada por estes sensores é processada a bordo com a ajuda de processadores da Nvidia e algoritmos de inteligência artificial para se identificar os diferentes tipos de elementos que estão no ambiente.

O elo mais fraco
Por melhor que seja tecnologia que o carro apresente, o condutor continua a ser o verdadeiro responsável pela segurança. E como há uma grande variedade de fatores que podem influenciar o estado físico e mental do condutor, o EX90 também vai ter sensores para analisar o comportamento de quem vai ao volante, agrupados num sistema denominado Driver Understanding System. Esta solução recorre a câmaras para “deteção, em tempo real, de padrões de visão e comportamento da direção”.
Segundo a marca sueca, esta tecnologia vai permitir averiguar, por exemplo, se o condutor está distraído ou sonolento. Caso isto aconteça, o EX90 “será capaz de tomar as medidas adequadas para ajudar o condutor quando necessário”. Numa primeira fase, será emitido “um simples sinal de aviso, que cresce em volume com a gravidade da situação. Mas se o condutor não reagir “a avisos cada vez mais claros, o EX90 poderá mesmo parar em segurança à beira da estrada”, ativando as luzes de perigo para avistar os outros utentes.
O sistema de também é capa de detetar, através de diferentes sensores, se há pessoas e animais dentro do carro para avisar o condutor caso, por exemplo, um cão ou mesmo uma criança fique acidentalmente preso dentro do EX90. O sistema avisa o condutor imediatamente no ecrã, envia um alerta para a app no smartphone e, caso seja necessário, ative automaticamente o ar condicionado para evitar situações trágicas. De acordo com a Volvo, este sistema diferencia-se de outros por ter capacidade de identificar os seres vivos, mesmo que estejam na mala ou no piso (não estejam sobre os bancos).