A prova Oeiras Eco Rally acontece no início de outubro, continua integrada no campeonato FIA e é realizada em parceria pelo Classic Club de Portuga e pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). Este ano, a grande novidade é a passagem de uma prova de ‘emissões ZERO de CO2’ para uma prova de ‘emissões NEGATIVAS de CO2’, explica a organização em comunicado. O novo rótulo surge inspirado pelo projeto internacional Climeworks Carbfix: cada concorrente vai plantar uma árvore, contribuindo assim para a transformação de dióxido de carbono em oxigénio e promovendo um evento de emissões negativas.
Além desta novidade, há um atrativo adicional, com o primeiro Troféu PRIO Cup que envolve uma competição integralmente realizada no Autódromo do Estoril. Esta “prova dentro da prova” vai disputar-se em duas mangas, no dia 4 de outubro, às 16h30, com a originalidade de se disputar em circuito fechado. A PRIO associa-se ao evento como forma de sublinhar a sua atuação na mobilidade elétrica desde 2011.
O Oeiras Eco Rally terá como base o Jardim do Palácio do Marquês de Pombal, mas o acesso vai estar condicionado pelo cumprimento de eventuais regras impostas para assegurar a prevenção, contenção e mitigação dos efeitos da Covid-19 à data.
Como habitual, as equipas em competição terão de demonstrar a sua eficácia, realizando a melhor gestão possível do consumo ao longo do percurso e assegurar a regularidade, evitando penalizações nos distintos controlos efetuados.
O último capítulo deste evento é o ‘Marginal de Oeiras Power Stage’, com chegada e partida da Praia de Santo Amaro de Oeiras, a que o público poderá assistir, respeitando as medidas sanitárias.
Toda a informação sobre o calendário e o evento está disponível no site criado para o efeito e na página de Facebook Portugal Eco Rally.