De acordo com dados disponibilizados pela ACAP, em junho as vendas de automóveis em Portugal (ligeiros de passageiros e de mercadorias) caiu 54% relativamente ao mesmo período do ano anterior. Nos primeiros seis meses deste ano, a queda foi de 48,2%. Ou seja, desde que começou o ano, em Portugal venderam-se, aproximadamente, metade dos carros que foram vendidos no mesmo período do ano passado.
Mas nem todos os segmentos têm o mesmo comportamento. No caso dos veículos elétricos (VE), que inclui os PHEV (híbridos plug-in) e os BEV (100% elétricos), em quatro dos seis meses houve uma subida de vendas relativamente aos períodos homólogos. Resultado: este ano já se venderam 7500 VE, um crescimento de cerca de 23% relativamente aos 6083 VE vendidos entre janeiro e junho de 2019. O que significa que a crise provocada pela Covid-19 está a ter fortes repercussões no mercado automóvel, mas não impediu o crescimento do segmento dos veículos elétricos.
Segundo uma análise publicada pela Cleantechnica, a conjugação de todos estes dados resulta numa quota de vendas de VE de 12%, entre os veículos de passageiros novos. Segundo este site, que cita dados do EV Volumes, o Nissan LEAF foi o modelo mais vendido, com um total superior a 600 unidades. Em junho, a liderança foi para o Volvo XC40 PHEV, com 140 unidades vendidas, seguido do Renault ZOE, o primeiro 100% elétrico da tabela, com 94 vendas.
Voltando aos dados da ACAP, a Tesla terá sido a marca que mais 100% elétricos vendeu até junho, com um total superior a 720, com destaque para o Model 3, com mais de 650 unidades vendidas.
No que diz respeito à distribuição entre os PHEV e os BEV, até junho há um empate técnico. Praticamente 50% para cada lado: foram vendidos 3763 BEV e 3756 PHEV.