O Volt foi o primeiro veículo elétrico de grande produção equipado com motor a combustão interna para fornecer energia elétrica quando a carga da bateria é esgotada. A nova versão, que foi apresentada na CES, a maior feira de eletrónica de consumo dos Estados Unidos, vai trazer novidades importantes em termos de otimização energética.
De acordo com informações da General Motors, a autonomia do Volt em modo 100% elétrico vai atingir 80 km, quase 20 km mais que a versão comercializada atualmente. Ainda segundo dados da marca, este aumento significa que, na prática, os utilizadores do Volt vão, em média, conduzir mais de 1500 km sem atestarem o depósito de gasolina.
Entre as novidades o destaque vai para as novas baterias que têm maior capacidade (18,4 kWh ao invés de 17,1 kWh do modelo atual) apesar de serem mais leves. Aliás, no total, o novo Volt será quase 50 kg mais leve que o modelo atual.
Os novos motores – elétrico e o a gasolina que faz mover o gerador – são também mais eficientes, o que ajuda a melhorar o desempenho do carro – a aceleração dos 0 aos 50 km/h será 19% mais rápida.
Ainda não há informações concretas sobre a data de comercialização e preços, embora a GM já tenha indicado que a nova versão deverá ser mais barata que a atual no mercado dos Estados Unidos. Também já se sabe que a Opel não vai lançar uma nova versão do Ampera (o irmão gémeo do Volt).