De forma a continuar presente na vida da comunidade escolar, num momento de grandes mudanças e incertezas, o Gulbenkian Descobrir tem vindo a apostar desde 2020 numa programação que conta com três frentes de intervenção. Para além das atividades presenciais, que sempre fizeram parte da sua oferta e que permitem que os alunos possam vivenciar fisicamente a riqueza do património material e imaterial da Fundação Calouste Gulbenkian, nos últimos dois anos tem também vindo a apostar nas atividades além-portas (para escolas da AML) e nas atividades digitais, de forma a que os professores e alunos continuem a explorar os recursos e atividades nos pátios, recreios e salas de aula.
ATIVIDADES PRESENCIAIS
Desde filmes, visitas ao Museu, a debates sobre Cidadania, oficinas de fotografia no Jardim ou mesmo Concertos Comentados.
FILME E CONVERSA COM LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA
O Bosque ─ uma aventura vegetal
26–29 ABR | TER–SEX
Requer marcação | 2,5€
EDIFÍCIO SEDE — AUDITÓRIO 3
1º e 2º ciclos
Como celebração do Dia da Terra e integrada na programação Arte e Ecologia do Centro de Arte Moderna, o serviço educativo convida as escolas a reimaginar e revisitar o mundo natural à nossa volta através do visionamento do filme-história de musear O Bosque, seguido de uma conversa sobre arte, natureza e sustentabilidade, sementes e memória. O Bosque é uma fábula vegetal em que uma semente nos conta como é esperar no escuro do inverno e crescer em direção à luz da primavera, na certeza de que se tornará a grande árvore-família dos nossos sonhos!
Texto e criação plástica: Margarida Botelho
Música, instrumentos e desenho de som: Fernando Mota
Vozes e figuração: Margarida Botelho, Gabriel Campos
Direção de fotografia e captação de imagem: Mário Rainha Campos
Edição e montagem de vídeo: Inês Janeiro
Colaboração científica: Professora Isabel Rainha
Interpretação em Língua Gestual Portuguesa: Teresa Figueiredo
VISITA E DEBATE
Entre lugares, entre culturas: cidadania em debate!
JAN-JUN | DIAS ÚTEIS EXCETO TERÇA-FEIRA
Requer marcação | 2€
MUSEU CALOUSTE GULBENKIAN
2º ciclo
Considerando a riqueza intercultural da Coleção e o potencial que os museus têm para se tornarem espaços de discussão, reflexão e construção de comunidades mais fortes e inclusivas, convidamos as turmas a realizarem a visita “Entre lugares, entre culturas”, complementando-a com uma sessão de debate onde poderemos refletir em conjunto sobre o mundo que temos e o mundo que queremos construir, e aprender a escutar numa ótica de respeito pela diversidade, incentivando cruzamentos de culturas e de ideias.
Conceção e orientação
Joana Simões Piedade, Raquel Feliciano, Ricardo Mendes
OFICINA DE PROCESSOS ALTERNATIVOS DE FOTOGRAFIA
Luz e sombra – impressões botânicas
JAN–JUN | DIAS ÚTEIS
Requer marcação | 2,5€
JARDIM CALOUSTE GULBENKIAN
1º ciclo, 2º, 3º, secundário e profissional, superior
Quando a fotografia foi inventada, no séc. XIX, foi explorada a sensibilidade à luz de inúmeras substâncias, entre elas, a das folhas, flores e raízes das plantas. Além disso, as plantas também têm propriedades químicas que permitem, através de um processo simples, criar um revelador fotográfico. Nesta oficina, inspirados pela biodiversidade do Jardim da Gulbenkian, vamos experimentar imprimir fotografias de plantas usando as suas propriedades fitoquímicas. Trabalharemos uma de duas técnicas – a fitografia ou a antotipia, de acordo com as condições de radiação solar – a combinar com a/o professor/a.
Conceção e orientação
Imagerie — Casa das Imagens
CONCERTO COMENTADO
O que aconteceu ao compositor?!
05, 06 MAI | QUI, SEX
Requer marcação | 4€
EDIFÍCIO SEDE — GRANDE AUDITÓRIO
Aconselháveis a partir do 1º ano do Ensino Básico (+ 6 anos)
Seguindo uma abordagem semelhante àquela que já antes foi explorada por Prokofiev e por Britten, o compositor britânico Nathaniel Stookey propõe em The Composer Is Dead a sua peculiar apresentação dos instrumentos que compõem uma orquestra. Nesta parceria com o popular autor de histórias para crianças Lemony Snicket, atravessadas sempre por um desconcertante humor negro, Stookey criou esta deliciosa e divertida peça aparentada de investigação policial, durante a qual um narrador-detetive interroga os suspeitos de um crime que o título da peça sugere. Os suspeitos, claro, são os instrumentos – que terão de apresentar argumentos musicais em sua defesa.
ATIVIDADES DIGITAIS
Vídeos, tutoriais e visitas online que funcionam como recursos complementares a determinadas disciplinas ou matérias abordadas no currículo escolar.
VISITA ONLINE
O Museu à distância de um clique: de que nos falam as obras de arte?
JAN–JUN | DIAS ÚTEIS EXCETO TERÇA-FEIRA
Requer marcação | 20€ por sessão
PLATAFORMA DE VIDEOCONFERÊNCIA
Os tempos que vivemos são complexos, e nem sempre uma visita de estudo ou uma ida ao museu são possíveis. A pensar nesta situação, promove-se a realização de uma sessão à distância através de plataforma online de videoconferência. Nestas sessões, um mediador poderá moderar uma conversa com os alunos a partir de uma seleção de obras de arte do Museu Calouste Gulbenkian e do Centro de Arte Moderna, dinamizando uma aula à distância centrada numa exploração das obras de arte e no muito que elas nos podem dizer, usando as metodologias participativas e questionadoras que caracterizam as nossas visitas.
Conceção e orientação
Ana Marreneca, Mariana Abreu, Rita Cortez Pinto Rita Luiz, Sara Inácio
VISITA ONLINE
O Museu à distância de um clique: Cidadania em ação
JAN–JUN | DIAS ÚTEIS EXCETO TERÇA-FEIRA
Requer marcação | 20€ por sessão
PLATAFORMA DE VIDEOCONFERÊNCIA
Recorrendo às metodologias participativas e questionadoras que caracterizam as nossas visitas, um mediador conduz em direto uma conversa com os alunos, a partir de uma seleção de obras de arte das coleções de ambos os museus, dinamizando uma aula à distância que propõe criar um espaço de pensamento crítico e criativo, um lugar de cruzamento de olhares e perspetivas sobre temas como os movimentos migratórios e a diversidade cultural das sociedades onde vivemos, a dignidade humana e o respeito pelo outro.
Conceção e orientação
Joana Simões Piedade, Raquel Feliciano, Ricardo Mendes
RECURSOS SELF-SERVICE
VIDEOTUTORIAS E RECURSOS EDUCATIVOS
Aula no Jardim… na escola
1º ciclo
“Aula no jardim… na escola”, com o apoio da Direção-Geral da Educação, é uma oferta educativa que convida a pôr em prática uma série de atividades que permitem explorar, de forma lúdica, criativa e descontraída, alguns conteúdos que integram as Aprendizagens Essenciais do 1º. ciclo do Ensino Básico. Num contexto de ar livre, leva-se o Português, a Matemática e o Estudo do Meio ao encontro da Educação Artística. A natureza e os seus elementos tornam-se ferramenta, laboratório e campo de descoberta para a aquisição de conhecimentos, despertando os sentidos, a curiosidade e a vontade de aprender.
Conceção
Vanda Vilela / Associação Traços na Paisagem
Interpretação em Língua Gestual Portuguesa
Teresa Figueiredo
ATIVIDADES ALÉM-PORTAS
Atividades para realizar nas salas de aula, pátios ou recreios, quer com a deslocação de uma equipa de mediadores às escolas, quer pelo envio de kits com todos os ingredientes para a conceção de uma atividade educativa.
OFICINA DE CIANOTIPIA ALÉM-PORTAS
Sun Gardens na escola
JAN–JUN / DIAS ÚTEIS
Requer marcação | 50€ por sessão
1º ciclo, 2º, 3º, secundário e profissional, superior
Em 1843, apenas quatro anos após o anúncio oficial da invenção da fotografia, Anna Atkins lançou a primeira parte da sua primeira obra British Algae: Cyanotype Impressions. Este projeto, no qual a artista/botânica registou através da cianotipia todos os espécimes conhecidos de algas das Ilhas Britânicas, foi o primeiro livro ilustrado exclusivamente através de um processo fotográfico, num esforço sustentado para demonstrar que a fotografia podia ser ao mesmo tempo cientificamente útil e esteticamente apelativa, o que o tornou uma referência histórica. Sun Gardens é o título da primeira monografia dedicada ao trabalho em cianotipia de Anna Atkins, estabelecendo definitivamente o seu nome entre os grandes pioneiros da fotografia. Nesta oficina, vamos conhecer um pouco do trabalho de Anna Atkins e das espécies vegetais do Jardim Gulbenkian.
Usando esta mesma técnica — a cianotipia —, na qual uma mistura de químicos sensíveis à luz produz imagens em tons de azul por exposição à radiação solar ultravioleta, vamos produzir pequenos álbuns botânicos de imagens azuis — sun gardens.
Conceção e orientação
Imagerie — Casa das Imagens
VISITA ALÉM-PORTAS
O Museu vai à escola: descobrir a matemática na arte
JAN–JUN / DIAS ÚTEIS EXCETO TERÇA-FEIRA
Requer marcação | 50€ por sessão
1º ciclo, 2º, 3º, secundário e profissional, superior
Será que a matemática e a arte estão assim tão afastadas? Ao longo da História sempre houve cruzamentos entre ciência e arte, como podemos constatar pela obra de alguns artistas que aplicaram a matemática ao seu trabalho plástico. Reforçando alguns dos conteúdos abordados nos currículos escolares de cada nível de ensino, esta sessão é uma oportunidade excecional para o cruzamento interdisciplinar e para uma outra forma de ver a matemática.
Conceção e orientação
Cecília Costa, Margarida Carmona Rodrigues, Raquel Feliciano, Rita Cortez Pinto
As atividades para escolas podem ser agendadas entre janeiro e junho através do preenchimento do formulário online. Mais informações AQUI.
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