Será que sabes MESMO que cuidados deves ter quando usas a internet? Nós damos uma ajuda, mas não te esqueças: se pensas que poderás estar metido em problemas, escolhe um adulto da tua confiança e pede-lhe ajuda, pois ele saberá como ajudar-te.
- Há pessoas que se aproveitam das informações que partilhamos online. Por isso, não partilhes dados pessoais como o teu nome completo, número do Cartão de Cidadão, contactos telefónicos (sejam teus, de outras pessoas da tua família ou de amigos) ou informações sobre contas bancárias dos teus pais. Se alguém ou algum website tos pedir, desconfia e fala com um adulto em quem confies.
- Não abras nem respondas a emails cuja origem desconheces. É provável que esses e-mails que vêm sabe-se lá de onde contenham vírus, por exemplo.
- Pensa duas vezes antes de abrir links ou consultar páginas que te pareçam duvidosas ou com conteúdos estranhos. Muitas vezes são «armadilhas». A primeira pergunta que deves fazer é “confio na pessoa que me enviou ou partilhou este link?”. Se foi enviado por um amigo ou familiar, não deverá trazer problemas, mas se por qualquer motivo desconfias da sua origem, não abras.

- Não partilhes a tua password com ninguém, mesmo que seja o teu melhor amigo, em quem confias totalmente. Só tu deves ter acesso à tua conta de e-mail ou perfil de uma rede social, por exemplo. Dessa forma, tens a certeza de que ninguém se faz passar por ti ou tem acesso a informações que queres manter privadas.
- Não aceites encontrar-te com pessoas que conheceste online. Pensa que a Internet é como a rua: se fores sozinho na rua, falas com um desconhecido? Vais passear com ele se te convidar? Não… Na Internet deves ter o mesmo comportamento pois, caso contrário estás a expor-te a um grande risco.
Quanto mais informação colocares sobre ti online, maior é o risco da alguém a usar para te prejudicar
- Evita responder a mensagens ou contactos desagradáveis, humilhantes ou provocadores (mesmo que sejam de alguém que até conheces). Na Internet, as pessoas não estão frente a frente, por isso, algumas sentem-se mais à vontade para dizer coisas que não diriam no recreio da escola ou numa conversa a dois. A violência e as agressões virtuais – o tal cyberbulling de que já ouviste, com certeza, falar – podem magoar-te.
- Quando estiveres a criar um perfil numa rede social, evita expor demasiada informação sobre ti. Dá só o teu primeiro nome; em vez de uma foto tua, usa a do teu animal de estimação ou de um cantor de que gostes muito; refere só a cidade onde vives e nunca a rua ou a escola que frequentas.
- Pensa duas vezes antes de partilhar uma foto, um vídeo ou um texto. Antes de publicar, pergunta-te: “Importo-me que os meus pais ou os meus professores vejam/leiam isto?» Se a resposta for “sim”, se calhar é melhor não o fazer. Lembra-te de que muitas pessoas o irão ver (muitas até que não te conhecem…) e que é muito difícil «apagar» algo da Internet.
- Atualiza regularmente o antivírus do teu computador. Sabias que todos os dias surgem milhares de novos vírus que podem danificar-te o computador?
- Quando terminas de ver o teu e-mail ou sais de uma página da web em que tenhas efetuado login, faz sempre logout.
- Protege o teu email com um filtro de spam/lixo eletrónico, para evitares receberes emails ou publicidade que não desejas ou de destinatários que não te interessam.
Fonte: APAV para Jovens