Um bom livro faz-te mergulhar num mundo novo, viver uma história, sentires-te próximo de uma personagem. “Adoro ler. Ando sempre com um livro na mochila. Esqueço tudo o que está à minha volta e’entro’na aventura. Só ‘acordo’ quando ouço os colegas a chamarem o meu nome ou então quando toda para entrar nas aulas”, conta Lara da Silva Bateira, 11 anos,
Lara anda a ler Texas, Uma Aventura no Faroeste, de Ana Saldanha, e voltou a sentir aquilo que já lhe tinha acontecido com outros livros: experimentar o que a personagem está a viver. “A certa altura, li a expressão ‘congelei’. E eu congelei mesmo”, diz Lara a sorrir.
Há uma explicação científica para este ‘congelamento’ da Lara, estudante do 7.º ano. É que quando lemos, e quando gostamos muito do que estamos a ler, há zonas do nosso cérebro que se ativam como se estivéssemos de facto a viver o mesmo que aquela personagem.
Uma equipa de investigadores franceses, liderados por Véronique Boulenger, chegou à conclusão que se lermos que uma personagem está, por exemplo, a correr superdepressa, as zonas do nosso cérebro que estão ligadas à capacidade de correr vão ser ativadas mesmo que estejas deitadinho no sofá da sala a ler. Espetacular, não achas?! Um livro pode envolver-te de tal maneira que podes, de facto, viver o que estás a ler. Como se as palavras te transportassem para outro lugar.
Ler faz bem a quê?
1.Enriquece o teu VOCABULÁRIO, porque conheces palavras novas e podes descobrir novas maneiras de formar frases
2 Ao folheares as páginas de um livro, treinas a tua capacidade de CONCENTRAÇÃO
3.Torna-te mais CRIATIVO, porque descobres maneiras de encarares situações, e de resolver problemas que se podem basear naquilo que as personagens fazem
4.Torna-te mais EMPÁTICO, ou seja, mais atento aos problemas dos outros. Quando te deparas com uma personagem que está a passar por um momento difícil, ficas solidário com ela e isso também pode passar para situações do teu dia a dia
5.Abre-te HORIZONTES. Um livro pode contar-te histórias de pessoas que vivem em países muito diferentes do teu, com uma cultura completamente diferente da tua
6.Ajuda a ADORMECER. Se a leitura noturna for um hábito, o teu corpo vai perceber que, depois de ler algumas páginas, está na altura de ‘desligar’ e adormecer
7.Ajuda-te a PROGREDIR nos videojogos porque interpretas bem as mensagens dos vários níveis e consegues perceber os objetivos do jogo rapidamente
Uma espécie de realidade virtual sem precisares de simuladores nem de óculos 3D.
“Ler faz tão bem ao cérebro das pessoas novas é uma ginástica mental”, explica Pedro Cabral, neurologista (médico especialista no sistema nervoso). O cérebro está muito mais ativo quando lês do que quando, por exemplo, estás a ver um filme. “Ao lermos, o nosso cérebro constrói uma história, cada bocadinho tem o seu sabor, cada palavra dá mais gosto ao ‘cozinhado’.Quando vemos um filme, é como se a comida já estivesse toda mastigada”, diz Pedro Cabral.
Um outro estudo feito por cientistas franceses, belgas, brasileiros e portugueses descobriu que as pessoas que aprendem a ler melhoram o seu desempenho visual, ou seja, melhoram a sua capacidade de ver semelhanças e diferenças entre objetos parecidos. Só o facto de conseguires perceber a diferença entre a letra ‘b’ e a letra ‘d’, entre um ‘p’ e um ‘q’, torna-te capaz de compreenderes muitas outras diferenças no mundo que te rodeia.
Para Hugo Malcata, 8 anos, aluno do 3.º ano, “os livros são os alteres do cérebro“. Hugo sente que ler o torna mais “inteligente” porque lhe “exercita” os neurónios, que são as células do nosso sistema nervoso.
“Gosto de ler muitas coisas. Banda desenhada, poemas, livros de aventuras. Este livro, que é a continuação de Charlie e a Fábrica de Chocolate, é hiperengraçado. Tem três astronautas que são verdadeiros palhaços do espaço”, conta Hugo, que costuma requisitar livros na biblioteca da sua escola.
Também Lara está sempre a requisitar livros da biblioteca da escola, e por causa disso até já ganhou prémios. E é sócia da Biblioteca Municipal dos Olivais, onde vai muitas vezes.Tem ainda um grupo, com mais duas amigas, de troca de livros. “Assim não precisamos de comprar tudo”, diz.
JOGO: LEITURA MÁGICA
Tenta ler este texto…
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Tal como Hugo, Lara sente que ler lhe faz bem ao cérebro. “Ajuda-me a descansar”, diz. As muitas leituras já lhe deram dicas para ter sucesso na escola. Não se lembra do título, mas leu há pouco tempo um livro no qual a personagem principal, para decorar fórmulas de Físico-Química, usava a melodia de uma canção muito conhecida.
Lara resolveu fazer o mesmo e, com a música do Atirei o pau ao gato, decorou todos os detalhes das glândulas salivares (situadas na nossa boca) para o teste de Ciências. Resultado: teve Muito Bom.
Texto inicialmente publicado na VISÃO Júnior Nº 149, de outubro de 2016
Algumas sugestões do Plano Nacional de Leitura:
Coisas que acontecem, de Inês Barata Raposo
Quando Hilter Roubou o Coelho cor-de-rosa, de Judith Kerr