O Seat Toledo regressa após 860.000 unidades fabricadas, é a quarta geração desta berlina que está mais elegante e com motores modernos.
A nova berlina compacta renovou-se a pensar nas necessidades dos clientes que procuram um automóvel prático e acessível para toda a família. Fiquei agradavelmente surpreendido com o design e o espaço interior do novo modelo. Os designers desenharam um arco elegante até ao pilar C, que emerge sem interrupção desde o painel lateral posterior. O ângulo da janela traseira dá um aspeto equilibrado. O perfil do Toledo apresenta um contorno preciso que vai desde o extremo do farol até ao grupo ótico traseiro, e encaixa com a superfície das embaladeiras.
O novo Toledo apresenta uma maturidade renovada: com 4,48 metros de longitude, mede mais quatro centímetros que o Toledo II, que também era um três volumes convencional. Na nova geração do Toledo a capacidade da bagageira assume destaque, com 550 litros de volume, com possibilidade de ampliação até 1490 litros com o rebatimento dos bancos traseiros.
O novo Toledo vem equipado com as mais recentes motorizações e transmissões do Grupo Volkswagen: uma gama de motores TSI e motores TDI common-rail. A oferta de motores a gasolina do novo Toledo engloba potências entre 75 e 122 CV, destacando-se a variante Ecomotive com 116 g/km de emissões de CO2. Destaque para o motor a gasolina mais potente, disponível com a caixa de velocidades automática DSG de dupla embraiagem e sete velocidades. O modelo de acesso à gama tem um motor de gasolina 1.2 de três cilindros com injeção multiponto e uma potência máxima de 75 CV Por sua vez, a versão ecológica do motor 1.6 TDI de 105 CV apresenta consumos e emissões, anunciados, de 3,9 litros aos 100 Km e 104 g/Km de CO2. Em 2013, a oferta Diesel do novo Toledo será ampliada com a variante TDI CR de 90 CV. O depósito tem capacidade de 55 litros.
Interior moderno e minimalista
O interior do novo Toledo é espaçoso. A cor bege predomina a bordo. O velocímetro e o conta-rotações são de desenho circular e de fácil leitura, enquanto os elementos do sistema de áudio e ar condicionado instalados na consola central são controlados de forma intuitiva.
O ensaio dinâmico ficou prometido para uma segunda fase. De qualquer forma, julgo que é importante referir que o eixo dianteiro é do tipo McPherson com trapézios inferiores e barra estabilizadora, enquanto o eixo traseiro é constituído por uma barra de torção compacta. Os modelos do Grupo VW estão globalmente mais confortáveis, o Toledo promete não ser exceção. A direção electro-hidráulica contribui para o dinamismo do automóvel e a servo assistência da direção diminui com o aumento da velocidade de marcha.
A Seat disponibiliza dois níveis de equipamento: Reference e Style.
O equipamento de série é completo logo desde a versão base e conta com seis airbags para condutor e passageiro, laterais e de cortina, ABS, ESC, rádio CD/MP3, suspensão Comfort, ar condicionado, entre outros elementos. As jantes de aço de 15 polegadas utilizam pneus 185/60.
A versão Style acrescenta o sistema climatronic, vidros traseiros elétricos, volante e alavanca de velocidades em pele, cruise control, ligação USB, Bluetooth, jantes de liga leve 16 polegadas e pneus 215/45 e faróis de nevoeiro com função cornering que complementa a iluminação nas curvas, Bluetooth, apoio de braço dianteiro e traseiro, rede e ganchos de fixação na bagageira, e compartimentos nas laterais da bagageira.
O novo Toledo está à venda no nosso país desde Novembro, no resto da Europa chegará apenas em 2013. Os preços são competitivos e variam entre os 18.851 euros da versão 1.2 TSI REFERENCE e os 24.800 euros da versão 1.6 TDI CR STYLE Ecomotive.
Twitter: @LuisCaceresMont https://twitter.com/LuisCaceresMont