
Era uma vez uma antiga propriedade agrícola, com cabanas de colmo, que se transformou numa zona de mansões de luxo, em cima das dunas das mais cobiçadas praias da Comporta. Na história que faz a capa da VISÃO desta semana, contamos-lhe como foram feitas mais de cem obras ilegais, naquela que era a estância de férias de muitos Espírito Santo, e como 22 delas foram aprovadas pela Câmara Municipal de Alcácer do Sal, quando, aos olhos da lei, não poderiam ter sido.
Desconhecimento ou simples conivência da Administração Pública? O Ministério Público entende que é mais do que isso e está a investigar vários crimes, entre eles o de corrupção. Já há dez arguidos.
Um dos lotes que teve obras aprovadas pela autarquia, numa zona protegida onde essas obras não poderiam ter sido feitas, é do aristocrata Louis-Albert de Broglie, um dos três candidatos à compra de 1400 hectares da Herdade da Comporta – um negócio que pode ficar decidido já esta sexta-feira. Mas há outros na mesma circunstância, propriedade de figuras ilustres da sociedade portuguesa e do jet set internacional. O trabalho inclui um mapa das casas sob suspeita, com a indicação dos respetivos donos. E ainda revela quais eram os truques usados para contornar as regras de construção em área protegida.
Da Comporta para o resto do mundo, mas sem ilegalidades à mistura, o jornalista Pedro Dias de Almeida faz uma seleção das dez exposições que valem uma viagem neste verão. Afinal, já lá vai o tempo em que viajar era tão caro que esta ideia parecia uma excentricidade.
Continuando a falar de viagens, mas por paragens bem mais longínquas, a NASA quer voltar a pôr o Homem na Lua. E depois os Estados Unidos da América querem aterrar em Marte. É um exclusivo Time, com um início de texto delicioso, para ler nesta edição da VISÃO.
E ainda…
António Costa e Rui Rio são os melhores amigos? Não são, mas até que disfarçam bem. Em seis meses fizeram dois acordos e o líder do PSD ainda viabilizou um controverso pacote de legislação laboral, matéria em que o PS não pôde contar com o apoio dos parceiros de esquerda. O Octávio Lousada Oliveira conta como, no PS e no PSD, já se teme um pacto de não agressão.
Oleg Sentsov é um cineasta ucraniano preso na Rússia, depois de ter sido condenado a 20 anos de prisão num julgamento descrito como “estalinista” pela Amnistia Internacional. Está em greve de fome há nove semanas. Leu bem, nove semanas. Filipe Fialho explica como ninguém parece muito preocupado, num mundo em que os combatentes pela liberdade parecem em vias de extinção.
Os 21 melhores restaurantes saudáveis
Na VISÃO Se7e desta semana andámos a provar a cozinha saudável que se faz em Lisboa e no Porto, entre restaurantes vegetarianos, vegan, bio ou paleo. Lugares onde comer é um prazer, sem artifícios e com muita substância, como o Local – Your Healthy Kitchen que acabou de abrir na Avenida 24 de Julho, em Lisboa, sobre o qual pode ler aqui.
Não nos despedimos sem lembrar que a revista conta com as opiniões habituais de António Lobo Antunes, Ricardo Araújo Pereira e Miguel Araújo. José Manuel Pureza escreve sobre “a clareza de João Semedo”.
E, já agora, uma dica: é daqueles que acredita em tudo o que os seus olhos veem? Tenha cuidado, em breve a tecnologia de manipulação de vídeos poderá enganá-lo. E até o Obama pode não ser o Obama. Ora veja.
Boas leituras. E não deixe de nos acompanhar, diariamente, no site da VISÃO.