São escassos, muito desejados e com preços cada vez mais altos. Os apartamentos pequenos, de tipologias T0 ou T1, estão a atingir preços estratosféricos nas duas principais cidades do País, uma dinâmica ditada pelo jogo da oferta e da procura. Mesmo nas zonas mais concentradas na clientela nacional.
Uma pesquisa rápida na plataforma Imovirtual, que agrega anúncios de boa parte das consultoras existentes no mercado, mostra, por exemplo, que para comprar um T1 a estrear (com 90 m²) em condomínio fechado na Avenida da Liberdade, a mais cara da capital, é preciso desembolsar mais de um milhão de euros; mais de €450 mil por um outro, uma casa de duas assoalhadas com 50 anos (e uma área de 60 m²) na Estefânia; e acima dos 350 mil para adquirir um apartamento remodelado de 55 m² na Graça. Só para citar alguns exemplos.

Athena Advisers
Só para rentabilizar
O edifício Passos Manuel, em Arroios, Lisboa, que está a ser comercializado pela Athena Advisers, enquadra-se na categoria de apartamentos turísticos, uma das formas de se continuar a obter um visto Gold em Lisboa e no Porto. Estúdios e T1 custam entre 350 e 495 mil euros e já vêm com um contrato de arrendamento por 15 anos, realizado com uma empresa que vai gerir o espaço.