Ideias

"Quando se muda o voto para o Chega, assume-se um suicídio das ideologias. É uma base de descontentamento que não está a ser canalizada para uma construção, seja ela utópica ou de outra natureza"

O escritor e professor emérito do King’s College de Londres Hélder Macedo em entrevista à VISÃO

Ideias

"Do que me queixo nos atuais chefes é que eles se servem das receitas tradicionais e alteram-nas, porque vendem. Eu digo: criem receitas novas"

O gastrónomo, professor e investigador Virgílio Nogueiro Gomes em entrevista à VISÃO

Ideias

"Pretendemos criar uma rede entre imprensa, ERC, plataformas, CNE e até a academia, que permita, de uma forma muito rápida, atuar sobre a desinformação, em contexto eleitoral"

Fernando Anastácio, porta-voz da Comissão Nacional de Eleições, em entrevista à VISÃO

Ideias

"Tenho a certeza de que a maioria dos portugueses concorda com Guterres. O mais triste é o Ocidente falar na defesa das regras internacionais, mas nada fazer para que Israel as cumpra"

O historiador britânico Michael Scott-Baumann em entrevista à VISÃO

Ideias

"Quem morre em combate vira herói. Se disser alguma coisa contra Savimbi, sei que vou incomodar até a juventude que está hoje na linha da frente da luta pela democracia e que idealiza a figura dele"

O escritor José Eduardo Agualusa em entrevista à VISÃO

Ideias

"Sair quando se está no topo é um mito. Não há forma de saber se esse topo já foi atingido"

O perito em Psicologia Desportiva e Gestão de Carreira Paul Wylleman em entrevista à VISÃO

Ideias

"Quando a calculadora apareceu, pensávamos que íamos desaprender matemática, e passámos a resolver problemas mais complexos. Com a IA, vamos fazer coisas mais avançadas"

Manuel Dias, diretor Nacional de Tecnologia da Microsoft Portugal, em entrevista à VISÃO

Ideias

"Se fecharem ruas ao trânsito em Lisboa, as pessoas não vão refilar"

A investigadora Luísa Schmidt em entrevista à VISÃO

Ideias

Um casa para a Guiné

No dia 20, é apresentada, na sede da UCCLA, na Av. da Índia, em Lisboa, a Casa da Cultura da Guiné-Bissau (CCGB), uma organização criada por um grupo de cidadãos guineenses constituído por ativistas, investigadores e artistas das mais diversas áreas da cultura e da sociedade, que nasce da necessidade de providenciar um espaço dedicado à preservação, valorização e promoção daquele país. O JL falou com Rita Ié, diretora da CCGB, que ainda não dispõem de um espaço físico, mas que já tem um conjunto diversificado de atividades previsto para 2024.

Ideias

"O problema de todos os sistemas é a preparação dos herdeiros. Perceber quando e como entregar o poder. Os políticos, os reis, os líderes são terrivelmente maus nisso"

O historiador britânico Simon Sebag Montefiore em entrevista à VISÃO

Ideias

"O défice democrático que estamos a experienciar está associado ao défice de cuidado: não cuidamos uns dos outros. E há quem se sinta excluído a ponto de lhe soar bem certos discursos populistas"

Maria Vlachou, diretora-executiva da Acesso Cultura e consultora em gestão cultural, em entrevista à VISÃO

Ideias

"As fronteiras são um sistema antigo para lidar com as consequências de guerras religiosas. Não estão feitas para lidar com a globalização, a internet e as alterações climáticas"

O escritor e historial James Crawford em entrevista à VISÃO

Ideias

"Há a expressão ‘essa comida, a gente come de joelhos’, que quer dizer que a refeição é sagrada, como se estivéssemos no altar e nos ajoelhássemos para comer"

A investigadora de gastronomia Maria Lecticia Cavalcanti em entrevista à VISÃO

Ideias

"Fazer uma coisa de cada vez e não ceder ao impulso de responder àquilo que surge no momento é o caminho para o verdadeiro sucesso"

Christina Bengtsson, conferencista e ex-campeã mundial de tiro de precisão, em entrevista à VISÃO

Ideias

"Ter sentido de humor é totalmente compatível com ser uma pessoa séria. E não é apenas ser engraçado. Ter sentido de humor é como ter uma visão completa do mundo. É quase uma filosofia"

O escritor Geoff Dyer em entrevista à VISÃO

Ideias

"Não há uma linha clara a separar o nível em que a ansiedade é crucial para a sobrevivência da espécie daquele em que é capaz de destruir vidas"

O escritor, ativista e conferencista Andrew Solomon, em entrevista à VISÃO

Ideias

"Putin acredita em teorias estranhas, como o ‘passionarismo’. Para ele, a Rússia tem a missão histórica de iluminar a Humanidade e salvá-la das suas próprias perversões"

O filósofo e ensaísta Michel Eltchaninoff em entrevista à VISÃO

Ideias

"É errado pensar que toda a gente na Escandinávia era viking; os invasores eram apenas uma parte muito pequena da população. E os capacetes com chifres nunca existiram"

A Inglaterra é, pelo menos em parte, uma criação ou um legado das guerras vikings, tal como a província da Normandia em França. Muitos aspetos dos costumes – como o conceito de “lei” no Norte da Europa – também têm origens aí. O arqueólogo, professor e escritor Neil Price em entrevista à VISÃO

Ideias

"É incrível como normalizamos a indústria da carne. Dizemos que é natural, mas não há nada de natural em ter 50 mil galinhas, dois mil porcos ou 100 vacas leiteiras num barracão"

O ambientalista e escritor George Monbiot em entrevista à VISÃO

Ideias

"A História que se aprende no liceu é uma História de brancos. Transmite-se uma ideia de superioridade europeia que é falsa. Quando digo aos meus alunos que eram os africanos que controlavam o preço no comércio de escravos, eles ficam de boca aberta"

O historiador João Paulo Oliveira e Costa em entrevista à VISÃO

Ideias

"Queremos silêncio, tranquilidade, qualidade de vida, quando há 20 anos queríamos animação, festa e um consumo insano de recursos"

A curadora Guta Moura Guedes, em entrevista à VISÃO