Ideias

"Estou otimista de que chegaremos ao verão, se não com a imunidade de grupo, muito perto dela"

As vacinas podem eliminar totalmente a circulação do SARS-CoV-2 em Portugal no próximo ano, acredita Manuel Carmo Gomes, professor de Epidemiologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e membro da Comissão Técnica de Vacinação para a Covid-19, um grupo consultivo da Direção-Geral da Saúde. As restrições ao convívio, no entanto, não nos devem deixar facilmente. Uma entrevista sobre essa luz ao fundo do túnel que se começa a vislumbrar

Mariana Almeida Nogueira
Ideias

"Portugal tem de estar preparado para o que aí vem, porque só agora começou a despontar esta sua direita radical"

Cas Mudde, especialista em extrema-direita e populismo na Europa e nos EUA, alerta, em entrevista à VISÃO, que "nenhum país consegue escapar a esta onda de ultradireita"

Nuno Miguel Ropio
Ideias

"As pessoas devem ser responsabilizadas pelos seus atos, mas se os seus genes revelarem que são suscetíveis ao consumo de drogas, determinar a sua responsabilidade é muito mais difícil"

Joe Paton, diretor do Programa de Neurociência da Fundação Champalimaud, em entrevista à VISÃO

Vânia Maia Diana Tinoco
Ideias

"Quando se é escravo do ego fica-se preso na caixa do interesse próprio"

Michael Pollan, jornalista, autor e ativista, em entrevista à VISÃO, insiste que "o oposto do espiritual não é o material, é o egoísta"

Clara Soares
Ideias

"Temos razões para estar otimistas: a Ciência vai trazer as soluções. O problema colocar-se-á ao nível político"

O pessimismo só acentua o declínio, alerta o neurocientista. É por isso que, perante os atuais desafios da Humanidade, devemos acreditar que os factos, a razão e o bem comum vão prevalecer. No momento em que se prepara para lançar um novo livro, Sentir & Saber, António Damásio fala à VISÃO sobre a pandemia, a emergência climática, as lideranças políticas, o triunfo tecnológico e os movimentos negacionistas

Sara Belo Luís
Ideias

"As pessoas mais ignorantes, racistas, homofóbicas e misóginas pensam que têm luz verde para dar opiniões, aparecer, escrever e financiar campanhas eleitorais. Já não têm vergonha"

O escritor Richard Zimler em entrevista à VISÃO

Sílvia Souto Cunha Lucília Monteiro
Sociedade

Vinhos: O outro negócio da família Amorim numa entrevista com a mais nova das três irmãs herdeiras

Há 20 anos, a família Amorim comprou 120 hectares na margem direita do Douro, estendendo-se, assim, ao negócio do vinho. Hoje, a Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo vende 600 mil garrafas em todo mundo. Luísa Amorim, a mais nova das três irmãs herdeiras, diz que se trata de uma prova de paixão e de resiliência

Sara Belo Luís
Ideias

"Queremos mesmo contar com magia para nos salvarmos? Ou queremos responsabilizarmo-nos?"

Em entrevista à VISÃO, Julia Steinberger, professora de Economia Ecológica, defende a responsabilização de cada um, "com maior equidade, maior eficiência energética e acabando com o consumo excessivo"

Luís Ribeiro
Ideias

Bessel van der Kolk: "Estar muito tempo entre quatro paredes com a mesma pessoa amplia divergências e conflitos, atenuados através do abuso de álcool e drogas"

Somos mamíferos, precisamos de toque, do seu efeito protetor, que restaura o equilíbrio interno. Quem não lhe acede pode passar pior na atual crise pandémica

Clara Soares
Ideias

"Portugal precisa de voltar a ter heróis a sério. Devemos ter orgulho no que somos"

Em entrevista à VISÃO, Paulo Sande, especialista em Assuntos Europeus, professor e escritor, diz que tem imenso orgulho em Portugal e que isso "não é, de todo, um discurso nacionalista"

Pedro Dias de Almeida
Ideias

"A corrupção é um crime de oportunidade. E o cenário perfeito para a oportunidade surge quando existe muita proximidade entre quem é nomeado e quem nomeia"

Entrevista a Patrícia Silva, cientista política e investigadora da Universidade de Aveiro

Sara Belo Luís
Ideias

"A crença de que os alimentos são uma via de transmissão do novo coronavírus fez com que muita gente alterasse comportamentos alimentares, reduzindo o consumo de produtos frescos"

Entrevista a Maria João Gregório, diretora do Programa Nacional de Promoção da Alimentação Saudável da Direção-Geral da Saúde

Luísa Oliveira Diana Tinoco
Ideias

"É nossa expectativa que em 2021 consigamos resolver a pandemia"

O diretor-geral da Pfizer em Portugal acredita que ainda este ano a vacina poderá ser aprovada. E a diretora médica da farmacêutica explica o que torna esta imunização inovadora. Entrevista a Paulo Teixeira e Susana Castro Marques

Catarina Guerreiro
Ideias

"Tal como existe um Serviço Nacional de Saúde, também tem de existir um Serviço Nacional de Cultura, essencial para a saúde mental dos portugueses"

Em entrevista à VISÃO, o escritor Rui Cardoso Martins defende que "precisamos de um António Arnaut da Cultura": "É necessário arranjar meios para salvar os profissionais da Cultura". A sua peça sobre um jornal em crise, "Última Hora", tem esgotado as sessões no Teatro Nacional Dona Maria II, em Lisboa

Sara Belo Luís Diana Tinoco
Ideias

"Muito dinheiro que vai para caridade e filantropia é desperdiçado"

José Neves, o fundador da Farfetch, criou uma fundação para dar o seu contributo na criação de competências para a revolução digital. Em entrevista à VISÃO, confessa-se preocupado com a possibilidade de virmos a enfrentar “um grave problema de empregabilidade”

Cesaltina Pinto Lucília Monteiro
Ideias

"É intolerável termos a primeira geração que, em 100 anos, vai acabar mais pobre do que os seus pais"

Nenhuma ideologia consegue sobreviver se não tiver nada para oferecer aos mais jovens, defende Jack Shenker, jornalista, nesta entrevista à VISÃO

André Moreira
Ideias

"O desejo é uma parte natural de estar vivo, faz-nos viver plenamente. Ser privado de viajar ou de estar com outros pode levar à procura de substitutos, como comer de mais"

Entrevista à psicóloga, mestre budista e autora Tara Brach

Clara Soares
Ideias

"Se Marcelo tivesse investido em redes sociais o mesmo que investiu em ações de proximidade, em relações públicas ou a ir à praia, poderia chegar a 70% ou 72% nas presidenciais"

Sefi Shaked, estratega e gestor de campanhas eleitorais, em entrevista à VISÃO

Octávio Lousada Oliveira Marcos Borga
Ideias

"Os liberais têm de reconhecer o desespero que subjaz à política extremista e devem ajudar essas pessoas, em vez de ficarem nas suas bolhas de privilégio a rirem-se daqueles que são pobres e ignorantes"

Jules Evans, filósofo e escritor, em entrevista à VISÃO

Vânia Maia
Ideias

"Os líderes estão a descobrir que não conseguem supervisionar de perto as pessoas"

Ruth Wageman, especialista em Coaching e Liderança de Equipas, em entrevista à VISÃO

Tiago Freire
Ideias

"Os políticos moderados deviam sair das redes sociais. Ou estão lá e são coerentes com o seu perfil, ou entram naquele boneco e está tudo estragado"

Bernardo Pires de Lima, investigador do Instituto Português de Relações Internacionais da Nova, em entrevista à VISÃO

Filipe Luís Luís Barra