Ideias

"Existe uma reconfiguração social das bancadas: os ricos nos estádios e os pobres à frente da televisão"

Na apropriação do futebol pelo império capitalista, há um ponto de rutura que também se vê no preço dos bilhetes, defende o jornalista Mickaël Correia, numa entrevista à VISÃO sobre histórias do futebol para lá dos golos e das vitórias

Ideias

"Os vírus não distinguem entre quem tem seguro de saúde e quem não tem"

A economista e investigadora Judit Vall Castelló em entrevista à VISÃO

Ideias

"O que gostamos ou odiamos é mais importante do que aquilo que pensamos ou sabemos. A raiva tornou-se uma mercadoria"

Ece Temelkuran, romancista, ensaísta e comentadora política turca, em entrevista à VISÃO

Ideias

"Ao convivermos cada vez mais com os robots sociais, cuidadores robóticos e até bonecas sexuais, a forma como vamos tratá-los será mais problemática do ponto de vista moral"

Simon Chesterman, escritor e reitor da Faculdade de Direito da Universidade Nacional de Singapura, em entrevista à VISÃO

Ideias

"Se conseguimos sinteticamente reproduzir a pele de uma raposa, e até podemos mudar-lhe a cor, para azul-turquesa, por exemplo, não vejo necessidade nenhuma de andar a criar raposas para fazer casacos"

Entrevista a Ricardo Preto, designer de moda e diretor criativo da Amorim Luxury

Ideias

"Não temos grandes políticos, temos oportunistas, corruptos e interesseiros. Não temos aqueles políticos, aqueles loucos insanos, como o Infante D. Henrique, capazes de vencer o cabo Bojador"

A escritora Nélida Piñon em entrevista à VISÃO

Ideias

"É como se houvesse um desconfinamento comportamental agudo, que tende a ser transitório"

Vítor Cotovio, médico psiquiatra e psicoterapeuta, em entrevista à VISÃO

Ideias

"Temos de parar de falar sobre a crise ambiental como se fosse um problema grande e caro de resolver. Não é. O que fica realmente caro é se não fizermos nada"

Johan Rockström, diretor do Instituto para a Investigação do Impacto Climático de Potsdam, em entrevista à VISÃO

Ideias

"Uma das razões para a China ser menos perigosa do que a União Soviética, pelo menos teoricamente, deve-se ao facto de não querer exportar a sua ideologia"

O jornalista e analista de questões internacionais Tim Marshall e entrevista à VISÃO

Ideias

"Em Silicon Valley, vê-se muito aquele cenário distópico de mendigos nas ruas sem que os outros olhem para eles, porque há trilionários que ficam nas suas nuvens"

"Com a tecnologia atual, poderíamos não ter fome nem guerras no mundo", garante a palestrante Martha Gabriel em entrevista à VISÃO

Ideias

"Antes de ler a 'Antígona', o professor precisa de avisar que há um suicídio, porque o estudante pode não querer ser violentado pelo texto? Esta hipervitimização leva à formação de indivíduos não responsáveis"

Isabel Capeloa Gil, reitora da Universidade Católica Portuguesa, em entrevista à VISÃO

Ideias

"Esta sensação de incerteza permanente desgasta, cria ansiedade e frustrações. As pessoas estão sempre a gerir o imediato. A precariedade não é apenas um fenómeno laboral"

Renato Miguel do Carmo, diretor do Observatório das Desigualdades, em entrevista à VISÃO

Ideias

"A evidência a favor das vacinas é tão avassaladora que a comunidade científica achou que os antivacinas acabariam por se calar. O que não se previu é que a verdade não interessa nada"

A comunicadora de Ciência Joana Lobo Antunes, em entrevista à VISÃO

Ideias
Exclusivo

"Todos os monumentos que relatam a violência que os portugueses exerceram têm de ser preservados. Não se elimina o preconceito e o rascismo destruindo e silenciando as outras histórias"

A historiadora Isabel Castro Henriques em entrevista à VISÃO

Ideias

"A grande obsessão com os alimentos biológicos tem os seus perigos. Há certas pragas que, quando não são controladas pelos os pesticidas e herbicidas que ninguém quer, envenenam os alimentos"

Nuno Maulide, diretor do Instituto de Química Orgânica da Universidade de Viena, Áustria, em entrevista à VISÃO

Ideias

"Muito do mal que há no mundo é cometido por pessoas que acreditam genuinamente estar do lado certo da História e se veem como pessoas boas"

A entrevista ao historiador e escritor Rutger Bregman

Ideias
Exclusivo

"Há uma noção de bem comum importante e que veio para ficar. Não posso olhar para o meu negócio de forma isolada"

Clara Raposo, presidente do ISEG, em entrevista à VISÃO

Ideias

"Marcelo Rebelo de Sousa, em nome da República Portuguesa, deveria pedir desculpa e reconhecer o papel de Portugal na escravatura"

Laurentino Gomes, jornalista e ensaísta, em entrevista à VISÃO

Ideias

"É porque os judeus não podem voltar a ser atacados por serem judeus, que Israel não pode transformar-se naquilo em que se transformou. Senão, isso será o fracasso total da Humanidade"

A escritora e jornalista Alexandra Lucas Coelho em entrevista à VISÃO

Ideias

"Vamos ter um clima no Sul de Portugal parecido com o de Marrocos? Sim, e temos de nos adaptar e de mitigar os efeitos. Vão morrer uns milhares de quando em vez? Ah, pois vão"

O climatologista Carlos da Camara, em entrevista à VISÃO

Ideias

"A biologia não é determinista, é muito flexível e, portanto, não temos de ter medo dela"

Em entrevista à VISÃO, a investigadora de filosofia ambiental Melanie Challenger defender que entender a biologia "faz-nos entender o porquê do modo como agimos e interagimos uns com os outros, permitindo-nos estimular comportamentos mais empáticos e moralmente orientados"