Ideias

De que serve a poesia num curso de Medicina? Entrevista ao cirurgião que vai dar aulas de poesia a futuros médicos

João Luís Barreto Guimarães, médico de cirurgia reconstrutiva e poeta, em entrevista à VISÃO

Ideias

"O nosso corpo e o nosso cérebro são totalmente governados pelas leis da Física, não há forma de as contornarmos. Nesse sentido, a liberdade que pensamos que temos é uma ilusão"

Brian Greene, escritor e professor de Física e de Matemática na Universidade de Columbia, em entrevista à VISÃO

Ideias
Exclusivo

Sebastião Salgado: "O paraíso existe. A Amazónia é o paraíso"

Aos 77 anos, o fotógrafo faz uma nova “apresentação” da maior floresta do planeta. Um trabalho colossal de sete anos, para ver em livro e numa grande exposição (atualmente em Paris). Sebastião Salgado reconhece a gravidade das ameaças à Amazónia, mas está convicto de que “tudo isso é temporário” e tem esperança no futuro

Ideias
Exclusivo

"Neste país ancorado no Estado, a cultura é que está cheia de subsidiodependentes? Não deixa de ter piada!"

"Consigo perceber que não exista unanimidade à volta do projeto" do obelisco em Oeiras, diz Jorge Barreto Xavier à VISÃO. Uma entrevista de fundo com o ex-secretário de Estado da Cultura e comissário da candidatura de Oeiras a Capital Europeia da Cultura 2027

Ideias

"Um país só pode discutir a eutanásia se der cuidados paliativos a 100% da população"

Ana Cláudia Quintana Arantes, médica especialista em Cuidados Paliativos e Suporte ao Luto, defende, em entrevista à VISÃO, que "sem essas condições, um país não tem maturidade para essa discussão, porque se oferece a morte como alternativa ao sofrimento”

Ideias

"Por vezes, o mundo precisa de uma liderança silenciosa, confiante e disponível para aprender, que escuta os outros antes de tomar decisões"

Karl Moore, professor universitário e investigador, em entrevista à VISÃO

Ideias
Exclusivo

"Depois do processo de Sócrates, é melhor colocarmos diante dos tribunais outra alegoria da Justiça: uma mulher de olhos bem abertos e desgrenhada"

A escritora Lídia Jorge em entrevista à VISÃO

Ideias

Carl Zimmer em entrevista à VISÃO: "Atribuir legitimidade a pontos de vista que não têm base científica é ridículo"

Se estiver a escrever um artigo sobre Geologia, não vou telefonar a alguém que acredita que a Terra é plana. O jornalista e escritor Carl Zimmer em entrevista à VISÃO

Ideias
Exclusivo

"Não faz sentido sermos radicais ao ponto de demonizarmos alimentos. Para todos os efeitos, é o açúcar, os nossos níveis de glicemia, que nos mantém vivos"

O nutricionista Pedro Carvalho em entrevista à VISÃO

Ideias

"Muitos humanos preferem acreditar que somos a espécie mais inteligente, mas a única forma de obtermos uma avaliação realista disso seria procurar por outras"

O astrofísico Avi Loeb, a voz mais proeminente na defesa da existência de vida extraterrestre inteligente, em entrevista à VISÃO

Ideias

"Pessoas altamente sensíveis veem problemas e formas de resolvê-los que passam despercebidos a outros"

A psicóloga clínica, investigadora e escritora Elaine N. Aron fala, em entrevista à VISÃO, sobre as "pessoas altamente sensíveis" , que, explica, respondem mais aos estímulos do ambiente que as envolve

Ideias

"Os pais devem saber isto: o que os vossos filhos fizerem durante a puberdade vai moldar-lhes o cérebro"

"Aprender uma atividade que implique autocontrolo ou estar sentado a olhar para ecrãs tem resultados distintos", alerta Lutz Jäncke, neuropisólogo e investigador, em entrevista à VISÃO

Ideias

Alon Lavie em entrevista sobre a IA: "Eu sei como estes modelos são criados e sei que não são tão inteligentes quanto parecem"

"Tudo o que é possível fazer parece muito extraordinário, mas é muito mais extraordinário visto de fora". O vice-presidente de Tecnologias Linguísticas da Unbabel em entrevista à VISÃO

Ideias

"Quando vamos ao bolso das pessoas em nome de um bem comum, a saúde pública, estamos a cobrar impostos, podemos é não chamar-lhes assim"

"Tem de se arranjar maneira de pôr os ricos a pagar a crise. E eu não vejo o Governo a falar disso", lamenta, em entrevista à VISÃO, a economista e professora universitária Susana Peralta

Ideias

"Aqui, as pessoas responderam ao medo e não tanto ao discurso científico, como na Alemanha"

A neurocientista na Fundação Champalimaud Clara Ferreira em entrevista à VISÃO

Ideias

"Houve muita inteligência por parte dos diretores das escolas, assim como dos professores"

A escritora Isabel Alçada, em entrevista à VISÃO, a defender que "falamos dos profissionais de saúde, mas os da educação também merecem o nosso respeito e admiração"

Ideias

"A cultura, de um modo geral, não sendo uma panaceia, dá-nos armas para enfrentar a brutalidade que todos carregamos cá dentro"

"Não é apenas a filosofia que não deve ser eliminada do ensino". A filósofa Victoria Camps em entrevista à VISÃO

Ideias

"Não fomos capazes de prever que uma vaga populista de direita radical não só iria conduzir à erosão de algumas democracias como, nalguns casos, até produziria novas formas de autoritarismo"

António Costa Pinto, investigador do Instituto de Ciências Sociais, em entrevista à VISÃO

Ideias

"A democracia não aguenta tantas disparidades"

Em entrevista à VISÃO, a economista e comentadora Grace Blakeley deixa o alerta: "As pessoas tiram o seu apoio ao sistema e a legitimidade sofre uma erosão"

Ideias

"As novas terapias antienvelhecimento não serão apenas para os ricos. Pagar-se-ão a si mesmas e todos vão querê-las"

Aubrey de Grey, investigador em biogerontologia e diretor da Fundação SENS, em entrevista à VISÃO

Ideias

"A experiência do confinamento é muito dolorosa, sobretudo para aqueles que vivem soterrados em estímulos. Quando a hiperestimulação cessa, ficam nus diante de si próprios: quem sou eu?"

Psicólogo, professor universitário e escritor, Luís Fernandes numa entrevista imperdível à VISÃO