Ideias
"É importante abrir as fronteiras da Europa. Os refugiados não escolhem fugir. Querem trabalhar, querem um futuro e têm o mesmo valor que nós. Não podemos querer viver em condomínios fechados"
Joana Brandão, diretora nacional da Portugal com ACNUR, em entrevista à VISÃO
"A normalidade não existe, é apenas a média estatística de todas as posições humanas, daquilo que é mais frequente. Somos todos divergentes, somos todos diferentes em algo, somos todos estranhos"
A escritora e jornalista Rosa Montero em entrevista à VISÃO
"Se tenho uma casa para arrendar por 700 euros, mas depois arrendo por 2 500, sabendo que vão ali viver 15 ou 20 pessoas... Quem faz isto tem de ter sentido de responsabilidade pelo bem-estar do outro"
Isabel Almeida Rodrigues, secretária de Estado da Igualdade e Migrações, em entrevista à VISÃO
"Não acredito que os novos proletários possam mudar o mundo ou que o possam mudar para melhor. Não acredito na revolução"
O historiador israelita Shlomo Sand em entrevista à VISÃO
"Se a nossa vida for acordar e trabalhar, fazer algo que detestamos e só viver ao fim de semana, as probabilidades de singrarmos serão escassas"
O stresse não parte de nós, mas de como se espera que vivamos. Julie Smith, , em entrevista à VISÃO
"É evidente que, quando há um milhão de pessoas a vir para Portugal na Jornada Mundial da Juventude, num curto espaço de tempo, isso tem impacto económico"
João Duque, presidente do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG)
"As pessoas com fibromialgia têm, em regra, um predomínio de emoções negativas, uma característica de personalidade que precede os sintomas da doença"
José António Pereira da Silva, professor catedrático de Reumatologia na Universidade de Coimbra, em entrevista à VISÃO
"O problema do vencedor é ele não ter curiosidade pelo vencido. Na Europa, fomos surpreendidos porque não tivemos curiosidade suficiente para ver o que se estava a passar na Rússia"
O cientista político Giuliano da Empoli em entrevista à VISÃO
"Vendemos as descobertas a empresas estrangeiras que depois as desenvolvem. Estamos a fornecer a descoberta para outros fazerem muito dinheiro"
O investigador Sérgio Dias em entrevista à VISÃO
"Há sempre um lado cómico, até nas pequenas e grandes tragédias. Claro que, muitas vezes, há a questão do timing, é preciso deixar passar algum tempo"
O argumentista Nuno Artur Silva em entrevista à VISÃO
"A posteridade não me interessa rigorosamente nada. Morremos e acabamos, não há mais nada". A última grande entrevista de António Mega Ferreira à VISÃO
Foi jornalista e gestor, mas era como escritor que gostaria de ser recordado. Recusou cargos políticos alegando falta de vocação e ainda na última grande entrevista que concedeu à VISÃO, em 2019, se exasperava com as obras de Santa Engrácia e com os projetos por concluir. Para recordar aqui, no dia da morte daquele que também foi, durante longos anos, colunista da VISÃO
"Quanto mais rica é uma nação, mais infelizes são as pessoas"
Anna Lembke, psiquiatra e investigadora em adição, em entrevista à VISÃO
"Há pessoas que se tornam extremamente competentes a fazer alguma coisa, simplesmente porque começaram a fazê-la. Por isso é tão importante fazer a distinção entre capacidade e habilidade"
A neurocientista Suzana Herculano-Houzel, que decidiu contar os nossos neurónios, em entrevista à VISÃO
Morreu a escritora brasileira Nélida Piñon. Recorde a sua entrevista à VISÃO
Nélida Piñon morreu este sábado, 17, em Lisboa aos 85 anos, informou a Academia Brasileira de Letras. Esteve à conversa com a VISÃO, no ano passado
"O fosso entre as pessoas e o que se passa está a aumentar. O problema é que esse abismo nunca permanece vazio, há sempre alguém interessado em atulhá-lo: os fundamentalistas, os nacionalistas, os racistas"
O escritor israelita David Grossman em entrevista à VISÃO
"A Ciência é ter a capacidade de fazer perguntas e de tentar encontrar respostas. Errar, aprender com os erros, fazer de novo, lançar caminhos e, de vez em quando, chegar a um beco sem saída"
A investigadora de robótica Isabel Ribeiro em entrevista à VISÃO
"Putin está a ficar velho e frágil, e a sua grande ambição é ficar na História russa como o homem que recriou o império ou a URSS numa nova forma"
O escritor ucraniano Andrei Kurkov em entrevista à VISÃO
"Se sofrer uma verdadeira humilhação na Ucrânia, Putin pode retaliar e carregar no ‘botão’. Mas eu pensaria duas vezes antes de obedecer à ordem para usar armas nucleares"
Entrevista ao jornalista e escritor John Andrews
"Há sempre um livro que nos torna leitores. É aquele que não se consegue parar de ler e que, no fim, provoca uma sensação gratificante, que vamos querer voltar a sentir"
A comissária do Plano Nacional de Leitura, Regina Duarte, em entrevistaà VISÃO
"São só precisos dez anos para as democracias se transformarem em despotismo"
"A característica trágica da democracia é que é muito difícil de construir e muito fácil de ser destruída". O professor de Política e investigador John Keane, em entrevista à VISÃO
"Podemos usar esta crise como uma grande oportunidade para reestruturar a sociedade. Não apenas descarbonizar, mas fazer da justiça racial e económica parte da solução"
Entrevista à realizadora americana Rachel Lears