Ideias

"Antes de ler a 'Antígona', o professor precisa de avisar que há um suicídio, porque o estudante pode não querer ser violentado pelo texto? Esta hipervitimização leva à formação de indivíduos não responsáveis"

Isabel Capeloa Gil, reitora da Universidade Católica Portuguesa, em entrevista à VISÃO

Ideias

"Esta sensação de incerteza permanente desgasta, cria ansiedade e frustrações. As pessoas estão sempre a gerir o imediato. A precariedade não é apenas um fenómeno laboral"

Renato Miguel do Carmo, diretor do Observatório das Desigualdades, em entrevista à VISÃO

Ideias

"A evidência a favor das vacinas é tão avassaladora que a comunidade científica achou que os antivacinas acabariam por se calar. O que não se previu é que a verdade não interessa nada"

A comunicadora de Ciência Joana Lobo Antunes, em entrevista à VISÃO

Ideias
Exclusivo

"Todos os monumentos que relatam a violência que os portugueses exerceram têm de ser preservados. Não se elimina o preconceito e o rascismo destruindo e silenciando as outras histórias"

A historiadora Isabel Castro Henriques em entrevista à VISÃO

Ideias

"A grande obsessão com os alimentos biológicos tem os seus perigos. Há certas pragas que, quando não são controladas pelos os pesticidas e herbicidas que ninguém quer, envenenam os alimentos"

Nuno Maulide, diretor do Instituto de Química Orgânica da Universidade de Viena, Áustria, em entrevista à VISÃO

Ideias

"Muito do mal que há no mundo é cometido por pessoas que acreditam genuinamente estar do lado certo da História e se veem como pessoas boas"

A entrevista ao historiador e escritor Rutger Bregman

Ideias
Exclusivo

"Há uma noção de bem comum importante e que veio para ficar. Não posso olhar para o meu negócio de forma isolada"

Clara Raposo, presidente do ISEG, em entrevista à VISÃO

Ideias

"Marcelo Rebelo de Sousa, em nome da República Portuguesa, deveria pedir desculpa e reconhecer o papel de Portugal na escravatura"

Laurentino Gomes, jornalista e ensaísta, em entrevista à VISÃO

Ideias

"É porque os judeus não podem voltar a ser atacados por serem judeus, que Israel não pode transformar-se naquilo em que se transformou. Senão, isso será o fracasso total da Humanidade"

A escritora e jornalista Alexandra Lucas Coelho em entrevista à VISÃO

Ideias

"Vamos ter um clima no Sul de Portugal parecido com o de Marrocos? Sim, e temos de nos adaptar e de mitigar os efeitos. Vão morrer uns milhares de quando em vez? Ah, pois vão"

O climatologista Carlos da Camara, em entrevista à VISÃO

Ideias

"A biologia não é determinista, é muito flexível e, portanto, não temos de ter medo dela"

Em entrevista à VISÃO, a investigadora de filosofia ambiental Melanie Challenger defender que entender a biologia "faz-nos entender o porquê do modo como agimos e interagimos uns com os outros, permitindo-nos estimular comportamentos mais empáticos e moralmente orientados"

Ideias

"Na maioria das vezes, o perfecionismo é uma estratégia de defesa contra o medo de ser magoado. Se eu for perfeito, não cometo erros e, se eu não cometer erros, ninguém me poderá criticar"

Em entrevista à VISÃO, Stefanie Stahl, psicóloga, psicoterapeuta e escritora, considera que o comportamento dos pais é o "software" dos filhos

Ideias
Exclusivo

Richard Osman: “Temos de tentar manter o sentido de humor até perante a maior das desgraças”

Celebrado como um fenómeno literário ao nível da estreia de J. K. Rowling, este britânico criou um policial com octogenários reformados como protagonistas em "O Clube do Crime das Quintas-Feiras". Steven Spielberg já comprou os direitos para uma adaptação ao cinema

Ideias

"A Ciência não é uma religião. É um método para conhecer a verdade, mas não toma decisões. Preocupa-me que a Ciência se tenha convertido numa nova divindade"

O paleontólogo Juan Luis Arsuaga em entrevista à VISÃO

Ideias

"Um em cada cinco millennials admite não ter um único amigo"

"Temos tendência para afirmar que os mais velhos são os mais solitários, mas a geração em que as pessoas se sentem mais sozinhas é a mais nova". A economista Noreena Hertz em entrevista à VISÃO

Ideias
Exclusivo

"Se conseguirmos entrar no final do verão com um grande volume de pessoas vacinadas, creio que a recuperação económica não será muito lenta"

Pedro Pita Barros, professor de Economia na Nova SBE, em entrevista VISÃO

Ideias

"Se queremos assegurar que ninguém está escondido algures a fazer algo terrível, teremos de abdicar da nossa privacidade e ter toda a gente monitorizada"

Martin Rees, cosmólogo e astrofísico, em entrevista à VISÃO

Ideias

"Temos de ser extremamente cuidadosos nos discursos sobre o Holocausto. É muito fácil dizermos asneiras sobre o assunto, mesmo com a melhor das intenções"

joão Pinto Coelho, escritor e professor, em entrevista à VISÃO

Ideias

De que serve a poesia num curso de Medicina? Entrevista ao cirurgião que vai dar aulas de poesia a futuros médicos

João Luís Barreto Guimarães, médico de cirurgia reconstrutiva e poeta, em entrevista à VISÃO

Ideias

"O nosso corpo e o nosso cérebro são totalmente governados pelas leis da Física, não há forma de as contornarmos. Nesse sentido, a liberdade que pensamos que temos é uma ilusão"

Brian Greene, escritor e professor de Física e de Matemática na Universidade de Columbia, em entrevista à VISÃO

Ideias
Exclusivo

Sebastião Salgado: "O paraíso existe. A Amazónia é o paraíso"

Aos 77 anos, o fotógrafo faz uma nova “apresentação” da maior floresta do planeta. Um trabalho colossal de sete anos, para ver em livro e numa grande exposição (atualmente em Paris). Sebastião Salgado reconhece a gravidade das ameaças à Amazónia, mas está convicto de que “tudo isso é temporário” e tem esperança no futuro