Ideias

"Putin está a ficar velho e frágil, e a sua grande ambição é ficar na História russa como o homem que recriou o império ou a URSS numa nova forma"

O escritor ucraniano Andrei Kurkov em entrevista à VISÃO

Ideias

"Se sofrer uma verdadeira humilhação na Ucrânia, Putin pode retaliar e carregar no ‘botão’. Mas eu pensaria duas vezes antes de obedecer à ordem para usar armas nucleares"

Entrevista ao jornalista e escritor John Andrews

Ideias

"Há sempre um livro que nos torna leitores. É aquele que não se consegue parar de ler e que, no fim, provoca uma sensação gratificante, que vamos querer voltar a sentir"

A comissária do Plano Nacional de Leitura, Regina Duarte, em entrevistaà VISÃO

Ideias

"São só precisos dez anos para as democracias se transformarem em despotismo"

"A característica trágica da democracia é que é muito difícil de construir e muito fácil de ser destruída". O professor de Política e investigador John Keane, em entrevista à VISÃO

Ideias
Exclusivo

"Podemos usar esta crise como uma grande oportunidade para reestruturar a sociedade. Não apenas descarbonizar, mas fazer da justiça racial e económica parte da solução"

Entrevista à realizadora americana Rachel Lears

Ideias

Matthew Williams: "O discurso de ódio online tem o potencial de causar mais danos do que alguns atos físicos"

Leia a entrevista a Matthew Williams, professor de Criminologia e fundador do HateLab, um dos oradores do primeiro dia do VISÃO FEST, já este sábado

Ideias
Exclusivo

D. José Ornelas. "Que fique claro: o que estamos a fazer é para levar até ao fim"

Entrevista a D. José Ornelas, que muitos católicos veem como futuro cardeal, numa altura em que a Igreja portuguesa se encontra no olho do furacão

Ideias

"Na Rússia, pode acontecer como em Portugal com o 25 de Abril "

Ksenia Ashrafullina, ativista russa a viver em Portugal, em entrevista à VISÃO

Ideias

"Não há nenhuma razão biológica para os portugueses sofrerem de uma maior prevalência de perturbações de ansiedade. Isto tem que ver com as desigualdades laborais e socioeconómicas"

Pedro Morgado, psiquiatra e professor da Escola de Medicina da Universidade do Minho, em entrevista à VISÃO

Ideias

"No Ocidente, creio que está a acontecer uma coisa muito grave, trocámos a razão pelos sentimentos. Agora 'sentimos': as focas, as baleias, os golfinhos, os touros, os sem-abrigo..."

O escritor Arturo Pérez-Reverte em entrevista à VISÃO

Ideias

"Temos casos, na política e na banca, que parecem pura ficção e podem servir de inspiração para séries internacionais. Temos um primeiro-ministro preso à saída de um avião!"

O consultor de comunicação Bruno Batista em entrevista à VISÃO, numa altura em tem na manga a criação de uma agência de influenciadores

Ideias

Capicua: "Muito possivelmente irei deixar a música a médio prazo, mas nunca poderei deixar de escrever, porque dependo da escrita para digerir as dores da existência"

A rapper Capicua em entrevIsta à VISÃO

Ideias

"Não podemos deixar que a inércia fale mais alto do que um espírito disruptivo. A nossa prioridade deve ser recuperar a confiança das pessoas no sistema de saúde"

Entrevista a Válter Fonseca, médico e Diretor do Departamento da Qualidade na Saúde (DGS)

Ideias

"A partir do momento em que o livro é publicado, acabou a experiência artística do escritor. Vamo-nos distanciando da arte, como um filho adulto que vai viver a sua vida"

A escritora Andréa del Fuego em entrevista à VISÃO

Ideias

"A divulgação do conhecimento é essencial para a construção de uma sociedade mais justa e democrática, até porque muitos investigadores são pagos com dinheiro público, o que torna ainda mais importante esse retorno"

A egiptóloga Inês Torres em entrevista à VISÃO

Ideias

"Se a dinâmica de reconfiguração da direita portuguesa continuar desta forma, todos os partidos de direita estão condenados a sentar-se à mesa para conversar com o Chega"

Entrevista ao historiador e politólogo Riccardo Marchi

Ideias

"A paz não é apenas a ausência de guerra, de violência militar. É reconciliação, confiança, livre circulação de pessoas, bens e ideias"

Entrevista à historiadora Stella Ghervas

Ideias

"Sei que ele pediu cidadania portuguesa com base nas origens de judeu sefardita. Aconselharia as autoridades portuguesas a tentar fazer um teste de ADN a Roman Abramovich"

Bill Browder, empresário e ativista anticorrupção, em entrevista à VISÃO

Ideias

"Quando consultei o arquivo da PIDE para a minha tese, vi pessoas a chorar, chocadas com o que estavam a ler"

"Não há maior tragédia do que a falta de confiança e a traição", diz a historiadora Irene Flunser Pimentel em entrevista à VISÃO

Ideias

"Não se deve cair no risco de pensar que ‘é OK não estar OK’ e que todos podem viver com isso. Há pessoas que precisam de acompanhamento psicológico e, eventualmente, de medicação"

Gustavo Jesus, médico psiquiatra, em entrevista à VISÃO, sobre a biologia da “dona ansiedade”, as alterações hormonais, os circuitos neuronais e os fatores ambientais e genéticos responsáveis por ficarmos com “os nervos à flor da pele”

Ideias

"Ao contrário de Mussolini ou Hitler, que tinham pressa, os novos fascistas preferem uma estratégia de longo prazo. O grande problema é que, pelo que se vê, isso é bem capaz de resultar"

O jornalista e escritor Paul Mason em entrevista à VISÃO