A SoundCloud anunciou a aquisição da Musiio e pretende usar a solução da empresa de Inteligência Artificial para conseguir navegar nas imensas bibliotecas de música amadora e melhorar a experiência de descoberta para os utilizadores.
O algoritmo da Musiio alega ser capaz de identificar os padrões e características que conferem às músicas maior probabilidade de se tornarem sucessos. A funcionalidade é necessária pois à medida que plataformas de distribuição como a SoundCloud baixam os requisitos para permitir a entrada mais artistas amadores, torna-se cada vez mais difícil promover conteúdos que se destaquem e que sejam bons, explica o The Verge.
Eliah Seton, presidente da SoundCloud, justifica a compra dizendo que “a aquisição da Musiio acelera a nossa estratégia para melhor percebermos como a música está a movimentar-se, o que é crítico para o nosso negócio”. Os montantes do negócio não foram revelados, mas a startup de Singapura estava avaliada em dez milhões de dólares no ano passado.
Sabe-se que o CEO e CTO atuais da empresa vão continuar a desempenhar funções e vão integrar a estrutura da SoundCloud como vice-presidentes de inteligência musical e Inteligência artificial e aprendizagem de máquina, respetivamente.