A Telsa disponibiliza a versão beta 10.1 da função de Full Self Driving (FSD) para ser experimentado e avaliado por outros utilizadores dos carros elétricos da marca. De acordo com o site da Tesla, este software só irá ser disponibilizado a certos consumidores após se fazer uma avaliação da “pontuação de segurança”. Contudo, mesmo adotando esta solução, Jennifer Homendy, presidente do National Transportation Safety Board expressa sérias preocupações no que dizem respeito à segurança dos condutores, afirmando que a Tesla deveria de abordar “questões básicas de segurança” antes de implementar e expandir esta solução a outros condutores. Homendy acrescenta ainda que a Tesla “claramente induziu várias pessoas no erro do uso indevido e no abuso de tecnologia”.
Esta “pontuação de segurança” é avaliada através de cinco critérios que preveem a “probabilidade da direção do condutor possa resultar numa futura colisão”. A pontuação é calculada através dos dados recolhidos por sensores do carro do condutor, de modo a assegurar que se mantém presente a regra de uma boa condução. Este serviço pode ser solicitado através do painel do Tesla, mas o pedido só será aprovado após uma avaliação do comportamento e condução do condutor, de modo a garantir que apenas os bons condutores tem acesso antecipado a este recurso.
Neste sentido, esta função será desativada após três avisos, sejam visuais ou sonoros. Quando o veículo Tesla deteta que o condutor removeu as mãos do volante e ficou desatento, o recuso de piloto automático desliga-se automaticamente.
A ideia dos testes é garantir, com a implementação deste recurso, um sistema de apoio à condução mais estável. Contudo, o software Full Self Driving beta não torna o veículo totalmente autónomo, sendo necessário que o condutor se mantenha atento e em controlo do veículo o tempo todo.