Will Cathcart, líder da WhatsApp, anunciou que a funcionalidade de diretório de empresas vai começar a ser testada em São Paulo e que foi construída com foco na privacidade dos utilizadores. As empresas listadas não vão guardar registos da localização, nem dos negócios que sejam procurados. Os utilizadores de São Paulo vão encontrar nestas ‘Páginas Amarelas’ as várias empresas que estejam a usar o WhatsApp Business nas suas redondezas, rapidamente através do chat.
Esta funcionalidade incorpora uma ideia que a Facebook e a Instagram, todas parte do mesmo grupo empresarial, têm tentado explorar para fornecer um meio de contacto entre as empresas e os utilizadores nas respetivas plataformas, lembra o The Next Web.
Não se esperam anúncios nesta fase, pelo que os pagamentos e as interações com as empresas representam, para já, a única fonte de rendimento desta funcionalidade. Um dos objetivos passa por permitir aos utilizadores explorar os negócios nas suas imediações, encontrar um café, florista ou loja de roupa, e avançar depois com o pagamento das suas compras, tudo dentro do WhatsApp.
Após o piloto, é possível que este diretório seja alargado a mais localizações.