Dirt Rally, Sniper Elite, Strange Brigade e Candy Crush sã alguns dos jogos que irão receber a mensagem ‘Stay at home, save lives’, em português ‘Fique em casa, salve vidas’ como parte do esforço de divulgação do Departamento para Cultura, Media, Desporto e Digital do governo do Reino Unido.
Os anúncios de serviço público (PSA, na sigla inglesa) em videojogos não são uma ideia completamente nova: o governo escocês já colocou anúncios contra o comportamento de beber álcool e conduzir em vários jogos da Xbox 360 desde 2007, enquanto nos EUA foram dadas t-shirts gratuitas aos jogadores de Guild Wars numa campanha contra o suicídio.
“Atravessar esta crise vai requerer um esforço coletivo nacional e todas as gerações têm um papel a desempenhar (…) Os jovens passam mais tempo a jogar videojogos do que o resto da população, daí que a publicidade dentro do jogo representa uma forma criativa, direcionada e imediata de ajudar a reforçar a mensagem”, diz o comunicado de imprensa do organismo público, citado no ArsTechnica.
A publicidade contextual em videojogos ‘explodiu’ nos anos 2000, quando os anunciantes perceberam que se tratava de uma boa fonte de receita, direcionada àqueles que estava sempre online.