A Farfetch, empresa luso-britânica responsável por uma das maiores plataformas do mundo de comércio eletrónico de moda de luxo, duplicou os prejuízos em 2019: perdeu 373 milhões de dólares, cerca de 339 milhões de euros ao câmbio atual, uma subida significativa face aos 155 milhões de dólares que tinha perdido em 2018.
Apesar do agravar dos prejuízos, há alguns elementos positivos no relatório de contas da tecnológica: a empresa faturou 1,02 mil milhões de dólares no ano passado, cerca de 927 milhões de euros, ultrapassando pela primeira vez a marca dos mil milhões de dólares. A subida anual nas receitas totais foi de 69%.
A Farfetch também viu a transação do valor bruto da mercadoria subir de 1,4 mil milhões para 2,1 mil milhões de dólares, o que representa um crescimento de 52% em comparação com o resultado de 2018.
“O ano de 2019 foi um marco para a Farfetch na medida em que crescemos a nossa plataforma digital quase duas vezes mais rápido do que a indústria de luxo online”, comenta em comunicado José Neves, diretor executivo da empresa com sede no Reino Unido, mas que tem a esmagadora maioria das operações em Portugal.
O líder da empresa destacou ainda que 500 marcas de luxo são parceiras da plataforma Farfetch Marketplace e que a empresa também já tem mais de 20 clientes empresariais a quem fornece soluções tecnológicas.