Quem compra um equipamento eletrónico (computador, telemóvel ou tablet, por exemplo) numa das grandes lojas de retalho em Portugal costuma ser brindado no final com uma pergunta a indagar se quer contratar um seguro que cobrirá qualquer situação não abrangida pela garantia legal, como roubo, avarias ou danos acidentais. Agora a DECO veio a público revelar que este ano recebeu centenas de reclamações de consumidores que contrataram seguros de equipamentos eletrónicos que, quando acionados, tinham tantas exclusões que “se revelaram totalmente inúteis”, avança a entidade em comunicado de imprensa.
“Os consumidores estão a ser pressionados para contratar produtos inúteis e que desrespeitam a lei”, afirma a jurista Carla Varela, responsável pelo estudo realizado pela DECO às condições gerais destes seguros. Amanhã, dia 4, a equipa de atendimento jurídico da DECO prestará gratuitamente apoio aos consumidores sobre este tema através de linha telefónica – 808 780 507 – e pessoalmente na sua sede ou nas seis delegações regionais (que podem ser consultadas aqui).