Questionada pela Exame Informática, a Sonae opta por não fornecer números sobre eventuais despedimentos relacionados com a integração da marca Vobis na Worten: «Os espaços que são alvo de rebranding mantêm os seus quadros de pessoal. Quanto às unidades cujas valências são integradas na Worten, a grande maioria dos colaboradores é recolocada na Worten e na Worten Mobile ou noutras insígnias do Grupo», refere, por e-mail, Nuno Nascimento Rodrigues, diretor de marketing da Vobis e da Worten.
Atualmente existem cinco lojas Vobis dispersas pelo País. A marca foi lançada num período marcado pela corrida à informática e aos gadgets em geral, mas acabou por perder protagonismo para a marca Worten, que também pertence à Sonae, mas que começou por ter o raio de ação confinado aos eletrodomésticos. «Assistimos a uma emergência da Worten como marca de referência em Portugal nas áreas dos eletrodomésticos, eletrónica de consumo e entretenimento. (…) Fruto deste caminho de desenvolvimento, fomos constatando que aquilo que a Vobis disponibilizava era também oferecido pela Worten, pelo que a integração da Vobis na Worten foi um passo natural», explica o e-mail de Nuno Nascimento Rodrigues.
O responsável do grupo Sonae explica que a integração das duas marcas vai feita de duas formas: algumas lojas Vobis vão passar a ter «a denominação Worten», enquanto outras passam a funcionar com as respetivas «valências integradas em lojas Worten».
A avaliar pelas explicações, a Sonae está apostada em manter a Vobis como uma submarca especializada no segmento da informática. Resta saber se a marca não acaba por sucumbir com a passagem do tempo – uma questão a que a Sonae preferiu não responder.