Anunciado oficialmente em março de 2019 como um serviço de streaming de jogos que permitiria jogar títulos AAA em praticamente qualquer ecrã (smartphone, tablet, computador e TV) sem necessidade de, para tal, ter de adquirir hardware adicional, o Stadia parecia uma aposta forte da Google para o futuro. Em dezembro de 2020, o serviço expandia-se para mais oito países europeus e Portugal era um deles. No evento online de apresentação, os responsáveis do Stadia reforçavam o compromisso de aposta de futuro, partilhando a convicção de que teriam parcerias com vários estúdios e que a própria Google estava a desenvolver títulos específicos para esta plataforma.
Contudo, a realidade contrariou estas ambições: em fevereiro de 2021, o estúdio interno focado em desenvolver jogos exclusivos para o Stadia foi encerrado; o catálogo de jogos pareceu sempre parco e carente dos tais títulos AAA; e, por exemplo, os consumidores portugueses nem sequer podem comprar um comando oficial Stadia na loja da Google.
Quisemos saber que balanço faz a Google dos três anos da atividade do Stadia e quais as perspetivas para o futuro do serviço. As respostas do porta-voz da Google chegaram por email e preferiram focar-se no facto do Stadia estar atualmente disponível em 22 mercados e contar com mais de 250 títulos disponíveis. Em termos de novidades, refere-se a expansão para o México ainda este ano e o trabalho realizado com a Samsung e LG para disponibilizar o Stadia nas Smart TVs dos fabricantes coreanos.
Sobre a evolução do número de utilizadores globais ou portugueses, a resposta é a mesma: “Não temos dados ou números específicos sobre utilizadores para partilhar.” E quando questionámos sobre as promessas não cumpridas, a Google responde que “quatro dos recursos inovadores da plataforma que foram falados para o Stadia na GDC 2019 – Crowd Choice, Crowd Play, State Share e Stream Connect – foram todos lançados ao longo de 2020 e estão, agora, totalmente disponíveis para os jogadores experimentarem nos jogos disponíveis para jogar no Stadia”.
Por fim, o futuro. O porta-voz da Google refere que “novembro de 2021 marcou dois anos desde o lançamento do Stadia e delineámos algumas metas importantes para o nosso futuro – incluindo aumentar a descoberta de jogos Stadia, tornar o Stadia mais acessível em novos dispositivos e trazer novos jogos para a plataforma”. E acrescenta: “Atingimos todas estas metas em 2022 e vamos continuar a obter aqui ganhos sólidos. (…) Esperamos o lançamento de mais de 100 jogos no Stadia durante este ano.”
Para terminar, a Google dá um vislumbre de outra utilização da tecnologia inerente ao Stadia: o Immersive Stream for Games, que permite que outras entidades disponibilizem jogos diretamente nos seus próprios sites. Foi, por exemplo, o que aconteceu com a AT&T que permitiu aos clientes jogarem Control: Ultimate Edition gratuitamente no seu website e com a Capcom que lançou uma demonstração jogável na cloud de Resident Evil: Village na sua página.