
Mais de 10 anos depois de vender a o PayPal à eBay, Max Levchin regressou à linha da frente das transações eletrónicas com o anúncio do lançamento do serviço de pagamentos por telemóveis Affirm. O novo serviço, que também pode ser encarado como um potencial concorrente do PayPal, distingue-se por permitir fazer compras num telemóvel em dois toques.
De acordo com a Reuters, o novo serviço exige apenas que o utilizador toque num botão de pagamentos da Affirm que deverá ser inserido nos sites e apps que aderirem a este novo ecossistema; e um segundo toque para confirmar a transação.
O novo serviço distingue-se ainda por permitir a confirmação da identidade através de contas dos utilizadores no Facebook.
O regulamento do novo serviço de transações criado pelo ex-diretor de tecnologias do PayPal prevê um período máximo de 30 dias para o pagamento das encomendas efetuadas através do Affirm. As lojas eletrónicas que aderirem ao novo ecossistema deverão pagar uma comissão residual das compras transacionadas.
Enquanto atual detentora do PayPal, a eBay não perde de vista as mais recentes movimentações no segmento dos pagamentos eletrónicos. E o novo Affirm é seguramente mais uma das iniciativas que vão ser seguidas com atenção. Bob Swan, director Financeiro da PayPal admite que o sistema de pagamentos eletrónicos detido pela eBay vai ter de reagir em breve com um serviço para telemóveis que seja igualmente simples de usar: «Este é um grande mercado e, por isso, é extremamente atrativo para muitos dos intervenientes».