Visão Visão
  • Assinar
  • Loja
  • Olá,
  • Sair
  • Entrar
  • Registo
  • Visão
  • Se7e
  • Saúde
  • Verde
  • Exame
  • Exame Informática
  • Júnior
  • JL
  • Visão
  • Se7e
  • Saúde
  • Verde
  • Exame
  • Exame Informática
  • Júnior
  • JL
  • Atualidade na Visão
    • Últimas
    • Política
    • Sociedade
    • Economia
    • Mundo
    • Cultura
    • Ambiente
    • Tecnologia
    • Desporto
    • Saúde
    • Imobiliário
    • História
    • Ideias
    • Fotografia
    • Viagens
    • Lifestyle
  • Opinião na Visão
    • Editorial
    • Crónicas
    • Bolsa de Especialistas
    • Nós Lá Fora
  • Mais na Visão
    • Newsletters
    • Podcasts
    • Oceano de Esperança
    • DESAFIOS
    • Volt
    • Iniciativas
    • VISÃO Brand Studio
    • Edição Impressa
    • Assinaturas
  • Sobre
    • Termos Utilização
    • Contactos
    • Publicidade
    • Ficha Técnica
    • Código de Conduta
    • Estatuto editorial
    • Política de cookies
    • Política de privacidade
  • Assinar
  • Loja
  • Últimas
  • VOLT
  • EI TV
  • Exclusivo Assinantes

Ciência

15.09.2020 às 16h54
Sara Sá
Sara Sá Jornalista

Equipa do Técnico inventa nova forma de fazer lasers super potentes

Ilustração dos impulsos luminosos em superradiância generalizada, numa configuração onde o impulso luminoso forma um padrão em hélice Crédito: Jorge Vieira
Compreender a fotossíntese ou diagnosticar doenças são alguns dos avanços que poderão ser atingidos pela nova tecnologia
Sara Sá
Sara Sá Jornalista

Ciência

15.09.2020 às 16h54

Não é todos os dias que se mudam paradigmas em Ciência. Mas é bem possível que a descoberta feita por uma equipa de investigadores do Instituto Superior Técnico, publicada na revista Nature Physics, signifique mesmo isto, um momento de viragem.

Já há algum tempo que os físicos convivem, e tiram partido, do conceito de superradiância, uma radiação ultra-potente emitida, por exemplo, nos lasers de raio-X. Nos primórdios, em 1954 quando o fenómeno foi descrito, o efeito era obtido através da compressão de um gás. “Quando se incide luz sobre um gás, as moléculas ficam excitadas. Se a densidade do gás for suficientemente elevada, liberta-se a luz que recebeu, mas de uma forma muito brilhante, mais intensa e num curto espaço de tempo”, explica Jorge Vieira, investigador do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear, do Técnico. Para este fenómeno acontecer, o espaço entre as partículas tem de ser inferior ao seu comprimento de onda (que decorre do seu movimento natural). Mais tarde, percebeu-se que este fenómeno poderia ocorrer noutras circunstâncias, nomeadamente quando em vez do gás se tinha um feixe de eletrões, a deslocarem-se a alta velocidade, próxima da velocidade da luz – lasers de eletrões livres (FEL, da sigla em ingês).

O poder do laser – que tanto está no simples apontador como em sofisticados sistemas médicos – reside no facto de ser constituído por um feixe de fotões (partícula elementar que constitui a luz, ou radiação eletromagnética) que oscilam juntos, em uníssono. A esta propriedade, os físicos chamam ‘coerência’ e acaba por definir o que é um laser. Já a sua ‘potência’ decorre do tipo de luz de que é feito.

Equipa do Técnico envolvida na descoberta da nova tecnologia laser (Jorge Vieira à direita)

Se hoje em dia é banal produzir um laser de luz vermelha ou verde – até há brinquedos com estes lasers – o mesmo já não acontece com os ultra-potentes lasers de raio-X que por terem um comprimento de onda muito pequeno podem ser usados para estudar fenómenos ao nível do átomo. No mundo há pouco mais do que uma mão cheia de laboratórios capazes de produzir lasers de raio-X já que o método exige o recurso a aceleradores de partículas e imanes potentes que obrigam o feixe de luz a curvar, aproximando os eletrões e provocando a libertação de superradiação. “São máquinas bastante raras”, observa Jorge Vieira.

Da teoria à prática

Até agora pensava-se que a compressão era uma condição obrigatória para a produção do laser de raio-X. O que o grupo do Técnico de demonstrou, de forma teórica e com modelos computacionais, foi que é possível contornar a compressão, tirando partido das propriedades a nível longitudinal. “Se mudarmos a direção, se modelarmos o feixe de forma transversal [em lugar da habitual modelação longitudinal], conseguimos obter a superradiância”, diz Jorge Vieira. “Em vez de termos um feixe direitinho, passamos a ter uma ondinha. Ou seja, se enrolarmos o feixe, deixa de ser obrigatória a compressão”, ilustra. Esta descoberta irá resultar na diminuição do tamanho das máquinas democratizando a investigação que precisa de ser feita com este tipo de lasers. “A redução do tamanho destas máquinas trará a investigação que hoje é apenas possível em grandes laboratórios (não
mais que 5-10 no mundo inteiro) para centenas ou milhares de universidades, e diretamente para junto dos hospitais, para tratamentos e imagiologia médica”, concretiza o primeiro autor do artigo científico.

“Ao sintonizar o novo tipo de laser que propomos no domínio dos raios-x, poderá ser possível obter
imagens mais nítidas das escalas de tempo que governam o movimento de
eletrões em átomos e moléculas.”

A próxima etapa será passar da teoria à prática e verificar se a realidade coincide com as previsões da matemática.

Palavras-chave:

Instituto Superior TécnicoLaserSuperradiância
Tempos difíceis exigem a melhor informação. A Trust in News decidiu agilizar os seus planos de assinaturas e oferecer um pack mensal de revistas digitais a um preço simbólico: €9,90 mês por 9 revistas. Está garantida a melhor leitura para todos os gostos.

ASSINE JÁ

ASSINE JÁ!

CAPA DA EDIÇÃO

Exame Informática nº 307, janeiro

Exame Informática Semanal 177

Exame Informática Semanal 177

Revista digital gratuita: Tudo sobre mobilidade elétrica

Destaques

Tutoriais: dicas para dominar a tecnologia

VOLT - Mobilidade elétrica e sustentabilidade

Exame Informática TV

CAPA DA EDIÇÃO

Exame Informática nº 307, janeiro

Exame Informática Semanal 177

Exame Informática Semanal 177

Revista digital gratuita: Tudo sobre mobilidade elétrica

Sites do grupo Trust In News
  • Visão
  • Activa
  • Caras
  • Caras Decoração
  • Exame
  • Exame Informática
  • Jornal de Letras
  • Visão Junior
  • Visão Saúde
  • Visão +
  • Visão Se7e
  • A Nossa Prima
Trust in News
  • Termos e Condições de Utilização
  • Política de Privacidadde
  • Política de Cookies
Copyright © Trust in News. Todos os direitos reservados.