
Uma nova diretiva do departamento responsável pelos veículos automóveis da Califórnia obriga a Google a adicionar volante e pedais aos seus carros sem condutor.
Esta norma, que entra em vigor já no próximo mês, é aplicável à fase de testes e determina que um humano deve ser capaz de assumir o controlo físico imediato do veículo se ocorrer uma falha de software.
Na prática, isto significa que a Google vai ter de equipar a sua frota de automóveis com controlos manuais antes de a poder colocar em ruas públicas.
De acordo com The Wall Street Journal, em vez de decidir testar o seu veículo em estradas privadas, a Google vai cumprir a diretiva e instalar um pequeno sistema temporário com volante e pedais.
O Telegraph refere que esta semana o carro sem condutor da Google já tinha recebido permissão para ultrapassar os limites de velocidade definidos por lei em cerca de 15 km/h. A justificação é que um teste recente mostrou que é mais seguro para este automóvel ultrapassar ligeiramente o limite de velocidade e manter-se a par do restante tráfego do que manter um ritmo rígido e causar obstáculos na circulação. Contudo, foi feita a ressalva de que o veículo nunca ultrapassará em mais de 15 km/h o limite estabelecido pela lei.
Fica no ar uma questão interessante: se o carro for multado por excesso de velocidade, quem paga a multa é o passageiro, o proprietário ou a Google, que desenvolveu o software?