Foi na madrugada de sábado para domingo, hora local da Califórnia, que a cápsula Orion reentrou na atmosfera do planeta, depois de ter percorrido milhões de quilómetros pelo espaço, ter ido até à Lua e suportado temperaturas extremas lá em cima. A reentrada foi feita com uma manobra inédita para uma cápsula destinada ao transporte de astronautas, com o topo da nave a ‘tocar’ ao de leve na atmosfera e depois voltando a subir. A técnica ajuda a nave a chegar com precisão ao local programado para a aterragem.
Quando chegou aos 24 mil pés de altitude, a sonda abriu os paraquedas para garantir uma descida mais lenta e controlada no Oceano Pacífico, explica o The Verge.
A NASA pretende agora analisar os dados obtidos por todos os sensores a bordo da cápsula e começar a desenvolver outras missões. A segunda leva da Artemis está marcada para 2024 e pretende levar alguns astronautas em torno da Lua. Será o terceiro capítulo, Artemis III, marcado para 2026, que deve assinalar o regresso do Homem à Lua.
Bill Nelson, administrador da NASA, congratulou-se pela “grande vitória para a NASA, para os EUA, para os nossos parceiros internacionais e para toda a Humanidade”.
Recorde-se que a missão Artemis foi adiada várias vezes por diversas razões, acabou por arrancar a 16 de novembro, com um Space Launch System a catapultar a sonda Orion para lá da Lua.