A AutoX é uma startup baseada em Hong Kong e vai fornecer hardware e software de condução autónoma na frota de Chrysler Pacifica que a Fiat quer colocar na China. Este modelo também foi o escolhido pela Waymo para testar a sua plataforma. No caso da Fiat Chrysler, a expansão vai acontecer em várias cidades chinesas, incluindo Shenzen e Xangai ainda na primeira metade de 2020. A AutoX já se candidatou a um teste piloto de condução autónoma na Califórnia, com um ser humano como backup, mas aguarda a autorização das autoridades.
A startup foi fundada em 2016 por um ex-professor da Universidade de Princeton, Jianxiong Xiao, especialista em aprendizagem 3D, visão de máquina e robótica. A empresa conta com investidores de peso como o Dongfeng Motor Group ou a gigante do retalho eletrónico Alibaba.
A Fiat Chrysler está a colocar muitas fichas na aposta na China. Além deste plano para os carros autónomos, a fabricante anunciou recentemente um acordo com a Foxconn para a produção de veículos elétricos para aquele mercado asiático, lembra o The Verge.
A FCA (Fiat Chrysler Automobiles) tem estado a perder a corrida para os rivais no que diz respeito a condução autónomo e a veículos elétricos. Outra medida para ultrapassar este atraso foi o processo de fusão com a PSA, que fabrica os Peugeot e os Citroen.
O grupo pretende aliar-se a outros fabricantes ou a grupos de trabalho que envolvam firmas de várias áreas, como a startup Aurora, especializada em carros comerciais autónomos, ou com a própria Intel.