Entre os dias 15 e 18 de janeiro, a autarquia de Elvas vai dar início ao uma campanha de apoio social inédita: depois de já fornecer uma refeição quente diária (o almoço) aos alunos referenciados com os escalões A e B, a câmara passará a oferecer marmitas descartáveis com sopa, carne ou peixe, pão e fruta ou sobremesa.
O jantar poderá ser levantado pelos estudantes no final do horário letivo, por volta das cinco e meia da tarde, e deverá chegar a 570 crianças carenciadas do concelho, do 1º ciclo e de jardins-de-infância, num investimento mensal de 1500 euros, segundo apurou o Correio da Manhã.
“A Câmara Municipal de Elvas tem conhecimento que o fornecimento de uma refeição quente diária, à hora do almoço, está a ser muito importante para centenas de alunos com escalão A ou B. Devido à situação de dificuldades financeiras por que passam muitas famílias, a autarquia entende que este almoço é, em muitos casos, a única refeição completa a que as crianças têm acesso no seu dia-a-dia.
Nestes tempos, muitas famílias estão com um problema dramático: saber como alimentar convenientemente os seus filhos e netos, à hora do jantar. Por isso, a Câmara de Elvas vai fornecer uma segunda refeição quente diária, a todos os alunos que já almoçam nos refeitórios escolares, com escalão A ou B atribuído por esta autarquia”, esclareceu a Câmara da Elvas no seu site.
Ouvido pela TSF, o autarca do concelho, Rondão de Almeida, acrescentou que o município que dirige “tem dinheiro para fazer face a 24 programas na vertente social”.
Outra boa notícia relacionada com Elvas é o resultado do sorteio Telhado Grátis, no âmbito da campanha UM-Renovar, patrocinada pela empresa Umbelino Monteiro, que decorreu até ao dia 31 de Dezembro de 2012. O contemplado – José Barrelas – reside em Elvas e vai ter um telhado novo grátis e sustentável, o que lhe irá permitir a médio/longo prazo uma poupança em termos energéticos.