Os esquemas fraudulentos e as burlas acontecem em diversos meios, mas a aplicação Vinted – de compra, venda e troca de produtos em primeira ou segunda mão – é a que mais tem “sofrido” nos últimos meses. “Segundo os dados do Portal da Queixa, entre 1 de janeiro e 31 de julho deste ano, 43% das reclamações reportadas à Vinted estão relacionadas com burlas ou fraudes por MB Way”.
De acordo com o Portal, o alerta dos consumidores começou a soar mais alto nos últimos dois meses. “Do total de queixas recebido em 2022, a reportar alegados esquemas fraudulentos, 56% foram registadas em junho e julho. E apesar de todas as medidas de segurança anunciadas pela plataforma Vinted, a verdade é que já são inúmeros os consumidores que acabam por ser burlados”.
Nádia Coelho foi uma das burladas que apresentou uma reclamação: quando abriu uma conta na Vinted, recebeu uma mensagem na própria aplicação, que teria de associar um cartão MB Way com saldo de 200€. “O primeiro cartão “não deu” e coloquei outro cartão de outra conta. Foram ao todo 400€ de burla”, relatou a consumidora.
Para que se evitem estes incidentes, a PSP, e a SIBS, entidade gestora do Multibanco e do MB Way, têm sugerido que se recusem pagamentos por MB Way, sempre que se desconheça o modo de funcionamento da aplicação, e que nunca se sigam instruções de desconhecidos para fazer ou receber pagamentos através do MB Way.
A própria aplicação da Vinted adverte sobre “Como comprar com confiança e pagar em segurança”, partilhando algumas dicas.