Prepear é uma aplicação que permite guardar receitas, planear refeições, organizar listas de compras e fazer com que as suas compras sejam entregues num único local.
“A Apple decidiu opor-se e perseguir o registo da marca do nosso pequeno negócio, alegando que o nosso logo de uma pêra é demasiado parecido à sua maçã e que supostamente prejudica a sua marca”, explicou Natalie Monson, co-criadora da aplicação.
O design minimalista do logotipo e a folha presente na imagem são apontadas como as características que remetem imediatamente para o símbolo da Apple, de acordo com a marca que está a solicitar que o pedido feito por Monson no ano 2017, para registar a sua marca, seja negado.
Natalie, que começou a escrever para o seu blog de cozinha há 11 anos e que criou a Prepear há 5 anos, diz que esta ação por parte da gigante Apple está a afetar não só o seu negócio, que conta com somente cinco trabalhadores, como a sua família.
Mais de 55 mil pessoas já assinaram uma petição criada por Natalie e o seu marido, Russ Monson, líder de operações da app, que pretende pressionar a grande da tecnologia a abandonar esta ação legal.
Esta não é a primeira vez que a Apple ataca pequenas empresas. Dezenas de outras marcas viram os seus pedidos para patentear os seus logotipos com símbolos de frutas, negados.
“Maior parte destes pequenos negócios não conseguem suportar as dezenas de milhares de dólares necessários para lutar contra a Apple”, diz Russ na carta que acompanha a petição.
A Prepear espera que a Apple desista do caso antes que se chegue a uma fase mais avançada do processo, onde os custos para continuar nesta luta seriam mais elevados e impossíveis de suportar.