Por vezes o amigo que não bebe ou que raramente bebe fica de fora dos convites para festas ‘mais animadas’. Por vezes considera-se que o amigo sóbrio não se vai divertir o suficiente, no entanto essa suposição não implica que o convite seja feito. O amigo sóbrio pode ou não ir, mas será uma decisão particular.
Há uma forte pressão na sociedade face à não normalidade dos acontecimentos. Neste caso, há uma forte pressão sobre quem não bebe. Por norma, os restantes não conseguem lidar com essa situação. Não entendem o porquê de alguém não beber ou não o fazer de forma frequente, como os restantes. Por essa razão, os amigos sóbrios são preteridos em situações de festas e similares. Há sempre quem considere que o divertimento está associado à bebida.
Ter na nossa festa de Ano Novo alguém sóbrio é uma vantagem. Eis cinco aspetos importantes a reter.
1. As pessoas sóbrias não bebem, logo mais sobra
Seria, de facto, interessante que em festas de amigos e outras as bebidas disponibilizadas fossem além da simples água. Mas havendo água está tudo bem. E pensar que como os amigos sóbrios não bebem, corremos menos riscos das bebidas alcoólicas acabarem cedo. Caso aconteça, podemos sempre pedir-lhe que nos levem à loja mais próxima para adquirir mais quantidade (isto porque o amigo sóbrio pode conduzir).
2. As pessoas sóbrias conseguem ter uma visão mais alargada quando se trata de presentes
Oferecer uma garrafa de vinho é o presente mais típico quando somos convidados para uma festa. Ao invés de oferecer álcool, pode optar por algo criativo. Por exemplo, uma daquelas canecas de cerveja cheias de gomas.
3. As pessoas sóbrias podem ser a voz da razão
Por vezes as coisas descontrolam-se e há necessidade de ter alguém capaz de comunicar com os vizinhos zangados ou com a polícia, que entretanto foi chamada. Se os amigos sóbrios estiverem por perto a tarefa fica mais simplificada.
4. As pessoas sóbrias estão de ‘serviço’
A determinada altura da noite as pessoas sóbrias são de facto os únicos que estão com as suas faculdades ativas. É aí que as conversas profundas sem sentido começam a surgir. Nesses momentos os amigos sóbrios começam a tomar conta dos restantes, para assegurarem que todos estão bem, o que pode significar chamar um táxi ou até levá-los a casa.
5. As pessoas sóbrias lembram-se de tudo
Os amigos sóbrios podem relembrar todos do que aconteceu, do que fizeram e disseram. Por exemplo, onde deixaram as chaves, do porquê de terem enviado uma mensagem durante a madrugada, onde deixaram o carro, entre outras coisas.