“Lol”, que significa “laugh out loud”, em português “rir alto”, é um sinal universal de riso online e… está a desaparecer.
O Facebook realizou um estudo sobre como as pessoas se expressam quando acham algo engraçado online e o simples “ahah” é agora o mais frequente.
O estudo, realizado nos EUA na última semana de maio, e agora publicado, revelou que o “lol” foi substituído por “ahah” e pelos emoji. Apenas 1,9% dos posts utilizavam “lol”, comparado com 51,4% de “ahah”.
Existe uma diferença de género na utilização de expressões. Os homens usam mais “haha” ou “hehe”, enquanto que as mulheres usam mais emoji.
Mas diferenças não ficam por aqui: como rimos online é influenciado também por idade e localização: “Lol” é usado por utilizadores mais velhos, com uma idade média de 28 anos, enquanto que aqueles que têm 20 e poucos anos usam mais emoji.
Para esta análise, o Facebook olhou apenas para os posts públicos e não procurou expressões de riso em mensagens privadas enviadas na plataforma. Messenger.