A PRIMA gosta: biquínis sustentáveis da Mamazoo, podcast de Luísa Sobral, coleção FORA X Jangada

O Avesso da Canção, um podcast de Luísa Sobral 

Estreou na primavera a segunda temporada de um dos mais interessantes podcasts sobre a música portuguesa. Chama-se O Avesso da Canção, é uma ideia da cantora e compositora Luísa Sobral, e tenta responder a uma simples (ou nem sempre…) pergunta: ‘O que está por trás das canções que gostamos?’ Para esta segunda leva, em que se acaba por descobrir bem mais do que a história de uma determinada música de artistas nacionais, Luísa Sobral convidou nomes como Sara Tavares, Sam the Kid, Samuel Úria, Rui Reininho, Maria do Rosário Pedreira ou o icónico Carlos Tê. 

Com episódios semanais, a primeira temporada levou à cadeira de entrevistados Capicua, Jorge Palma, Márcia, João Monge, Tim, Carolina Deslandes, entre outros. De artista para artista, seja ele de diferente género ou geração, o que se desenrola é uma conversa descontraída, que habitualmente se inicia com o processo de composição das primeiras canções – das influências de Dylan de Jorge Palma à vontade de pôr ideias no papel de Capicua, há várias curiosidades a saber –, e dessas primeiras experiências, os temas vão andando pelo caminho musical de cada nome, em histórias que dão gosto de ouvir. 

As duas temporadas estão disponíveis nas habituais plataformas de podcasts e aqui: www.luisasobral.podcast

 

Luisa Sobral
Luísa Sobral conduz as conversas d’O Avesso da Cançãocréditos: Luís Barra

 

Mamazoo Swim: biquínis sustentáveis chegam a Portugal 

A Mamazoo Swim é uma marca de swimwear brasileira, com peças sustentáveis, feitas de plástico reciclado e forro biodegradável, acabada de aterrar em Portugal. Rita Teixeira de Abreu é a empreendedora de serviço, que se apaixonou pelos biquínis numa viagem a Caraíva, no extremo sul da Bahia. “É uma marca pequena, independente, que já conta com 10 anos no mercado”, conta. Um ano depois, cruzou-se com a mesma marca na ilha de Holbox, no México, o único sítio fora do Brasil onde era vendida, e, se a vontade de a trazer para Portugal já existia, esta espécie de sinal do destino acelerou o contacto com a fundadora da Mamazoo para a fazer chegar aos areais portugueses. 2021 foi o ano. 

Inspirada na natureza, com um estilo tropical – “a vibe da selva, explica Rita – é totalmente sustentável. “Os tecidos dos biquínis e fatos de banho são feitos a partir de garrafas pet recicladas, pós-consumo – “60 garrafas transformam-se em 1 Kg de tecido” –, a estampagem é feita com tintas à base de água, e o forro tem um tecido biodegradável.” Mais: todos os resíduos usados na confeção são depois reciclados e até as etiquetas e materiais usados para o envio são sustentáveis.  

Com produção limitada de cada unidade, para evitar o acumular de stocks, a Portugal chegou a coleção inteira da Mamazoo para este ano, com particularidade de se poderem comprar partes de cima e de baixo em separado. Para já as peças estão à venda online – e podem ser trocadas se for necessário. 

Espreite a coleção em www.mamazooswim.pt 

Mamazoo
Com selo brasileiro, a Mamazoo aposta na sustentabilidade

FORA X Jangada: uma coleção para miúdos – ou não 

De um lado está a FORA Sunglasses, marca de óculos desenhados em Lisboa e produzidos por artesãos portugueses; do outro está a Jangada, marca de roupa infantil inspirada nos tempos antigos de brincadeiras ao ar livre (há Tom Sawyers por aí?). As duas juntaram-se para uma coleção de ótica e óculos de sol para crianças, que casa dois modelos populares da FORA com os tons da Jangada, dentro desta ideia de aventura e fantasia.  

Azul, lilás, verde, transparente e cor de mel foram as cores escolhidas, a respeitar os tons dos tecidos da Jangada, para aplicar nos Goldlover e Rounder, adaptados a mini-versões (mas com o mesmo rigor no trabalho das lentes), para crianças dos 7 aos 12 anos – mas a verdade é que assentam bem também em alguns rostos de adulto. É a primeira vez que a FORA entra no universo infantil e, à semelhança de muitos dos seus modelos, a ideia é que a coleção seja unissexo.  

Os preços fixam-se nos €88 e os óculos podem ser encontrados online e nas lojas da FORA, em Lisboa e no Porto. 

Lojas de Lisboa: Rua da Misericórdia, 90 / Rua da Prata, 169; Loja do Porto: Rua Mouzinho Silveira, 280; www.fora.ptwww.jangadadiary.pt  

 

FORA
Óculos de sol e óculos de prescrição com muita pintacréditos: Matilde Travassos

 

Ao assinar a VISÃO recebe informação credível, todas as semanas, a partir de €6 por mês, e tem acesso a uma VISÃO mais completa.

Uma VISÃO mais completa

Assinar agora

CAPA DA EDIÇÃO