Visão Júnior

Siga-nos nas redes

Perfil

Animais em vias de extinção

Animais

  • 333

Dez animais que conheces muito bem e que são espécies em vias de extinção

O elefante africano é uma das espécies em risco devido aos caçadores de marfim

O elefante africano é uma das espécies em risco devido aos caçadores de marfim

© Thomas Mukoya / Reuters

Os ecossistemas mais frágeis estão a ser as principais vitimas das acções do Homem e, por este andar, daqui a menos de um século poderemos ser os únicos seres vivos a habitar a Terra. Será que é este é o teu objetivo? Queres continuar a contribuir para a extinção do mundo animal? Não achas que está na hora de tomarmos mais medidas preventivas em prol do ambiente?

O mundo animal está a entrar em ruptura. Alguns animais esforçam-se para se adaptar ao inadaptável, alguns animais lutam para sobreviver numa realidade a que não pertencem e o futuro não se augura nada brilhante.

Tudo na vida tem um princípio, um meio e um fim. Infelizmente é mesmo assim, mas não acha que é muito egoísmo da nossa parte, enquanto seres racionais, contribuirmos para a extinção dos animais? Eles não têm culpa das nossas opções e, muito menos, das nossas ambições, por isso está na hora de ajudar a colocar um travão nesta sangria despropositada que estamos a causar no mundo animal.

O tubarão branco também está em risco de extinção

O tubarão branco também está em risco de extinção

O que é uma espécie ameaçada?

Uma espécie ameaçada é uma espécie cujas populações estão a diminuir gradualmente, ao longo dos anos, colocando-a em risco. Muitos países têm legislação que protege estas espécies, proibindo a caça e protegendo os seus habitats. O problema é que a legislação não é suficiente para evitar que um número crescente de espécies deixe de existir.

Não existe um consenso sobre os critérios de inclusão de uma espécie na lista de animais em risco de extinção. A maioria dos especialistas em questões relacionadas com o meio ambiente defendem que a preservação de espécies ameaçadas é incompatível com a exploração económica do ambiente em que vivem, que deveria ser preservado como um santuário ecológico intocável.

Isto é verdade em alguns casos extremos, mas não em todos. O número de propostas para que aconteça uma gestão económica sustentável dos habitats naturais, combinando a agricultura com preservação da flora e da fauna são uma preocupação constante para os ambientalistas.

10 animais em risco de extinção

Bufo Real

Coruja-Das-Torres

Elefante Africano

Golfinho

Koala

Leopardo das Neves

Lince Ibérico

Lobo Ibérico

Onça Pintada

Panda Gigante

Tubarão Branco.

Os Koalas são uma espécie em risco que podes ver no Zoo de Lisboa

Os Koalas são uma espécie em risco que podes ver no Zoo de Lisboa

© Tim Wimborne / Reuters