Visão Júnior

Siga-nos nas redes

Perfil

Alunos portugueses têm dos melhores resultados do mundo

Visão Júnior

  • 333

Os alunos portugueses têm motivos para estar orgulhosos: Portugal foi dos países do mundo que mais melhorou na educação e conseguiu atingir resultados muito positivos nos últimos testes internacionais do PISA

Os testes do PISA (que significa "Programa Internacional de Avalaiação de Alunos) são estudos feitos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, para avaliar as aprendizagens dos alunos em 72 países. Acontecem de três em três anos e testam os estudantes com 15 anos (a idade com que, normalmente, os alunos terminam o ensino básico), nas categorias de Leitura, Matemática e Ciências.

Portugal conseguiu, pela primeira vez, obter resultados acima da média dos resultados dos países mais desenvolvidos do mundo! O relatório do PISA destaca que o país aumentou o número de bons alunos e reduziu o número de alunos com resultados mais fracos.

Os alunos portugueses ficaram em 17º lugar nas Ciências (à frente de países como a Noruega, a Suécia e os Estados Unidos da América), em 18º lugar na Leitura e em 22º lugar na Matemática.

Foram testados mais de 7300 alunos portugueses, e quase 500 mil alunos em todo o mundo. O estado que conseguiu os melhores resultados, nas três categorias, foi Singapura.

Alunos do 4º ano melhoram a Matemática

E parece que não são só os alunos mais crescidos que estão a conseguir grandes resultados!

Recentemente, o Trends in International Mathematics and Science Study (um estudo internacional que avalia as capacidades de raciocínio matemático dos estudantes entre o 4º e o 8º ano) colocou Portugal na 13ª posição na lista dos 56 melhores a Matemática.

Os alunos portugues conseguiram 541 pontos (um número superior à média dos outros países, que foi de 500 pontos) - e os alunos do 4º ano foram os que mais se destacaram. Parabéns!